
Conheça a Fundação Mudes
Linha do Tempo






























Conselho Curador
Presidente

Carlos de Paula é ex-diretor da Susep e ex-diretor Superintendente da Previc. Sua carreira profissional teve início como menor aprendiz do Banco do Brasil e, após trilhar em um caminho de 30 anos no universo de seguro, resseguro, e, sobretudo, em previdência complementar, é chegado o momento, segundo ele, de compartilhar essa experiência em um novo compromisso com viés social.
Vice-presidente

Eduardo Abrunhosa
Titular

Titular

Welton Marllos Neves Conceição
Suplente

Flávia Andrea Cavaliere
Suplente

Valdir Martins
Suplente

Raul Teixeira
Suplente

Janaina Alves Brasil Correa
Suplente

Roberto Barros Ferreira
Suplente

Carlos Alberto dos Santos Corrêa
Conselho Fiscal
Titular

Adalberto Ribeiro da Silva Neto
Suplente

Suplente

Suplente

Maurício Mendes Cardoso
Presidência
Presidente

Luiz Longuini Neto. Diretor de Ações Estratégicas da Mudes. Bacharel em Teologia. Licenciado em Filosofia. Mestre e Doutor em Ciências da Religião. É professor Universitário e Escritor. Assessora Movimentos Sociais e Populares há 30 anos.
Direção Executiva

Paulo William Muller Junior

Andreia Cabral Krajcer, Economista com MBA em Finanças e Pós Graduação em Marketing. Empreendedora há 22 anos. Com experiência em Consultoria Empresarial e como Planejadora Financeira Pessoal na Realize Finanças Pessoais, transformando vidas através da educação financeira.
Propósitos
Os propósitos da Fundação Mudes se baseiam em seu Estatuto, que fixa os objetivos da entidade, no artigo 4º. Fundamentalmente, ela foi criada para estimular, intensificar, normatizar, coordenar e aperfeiçoar serviços voluntários da juventude estudantil em prol do desenvolvimento econômico e social do País, a partir de sete principais seguintes.
I –Promover os valores da cidadania junto à população jovem do Brasil, integrada a princípios de solidariedade como um dos valores fundamentais que devem estar presentes na realidade social brasileira e também subjacentes às relações com outras nações. A Fundação Mudes defende que não basta o acesso ao conhecimento ou a inclusão no mundo do trabalho, mas tais ações devem estar plenamente relacionadas com a formação de cidadãos aptos, em seu trabalho, e eticamente responsáveis, em todas as suas relações sociais.
II – Integrar a juventude no processo de desenvolvimento econômico e social do país, promovendo a formação de um voluntariado estudantil para ação social e econômica, no sentido de melhorar o padrão de vida, com particular ênfase para ações educativas de caráter informal, alfabetização, educação e cultura, elevação da produtividade agrícola e melhoria das condições de habitação. Mais um positivo corolário da formação de cidadania, que se estende, de maneira ampla, à proteção do meio ambiente.
III –Proporcionar a estudantes uma visão global dos problemas brasileiros, inclusive suas peculiaridades regionais, de modo a permitir sua participação no desenvolvimento de comunidades. Se não conhecermos nossa história, não entenderemos nosso presente. E uma profunda visão da realidade permite aos cidadãos as transformações necessárias ao encontro de melhores futuros.
IV –Dar aos estudantes oportunidades de treinamento para a melhoria do seu instrumental técnico-profissional, com a aplicação prática do conhecimento aprendido nas escolas. O desenvolvimento de programas de estágio profissional ofertados pela Fundação Mudes se baseia na união do conhecimento escolar com a prática de trabalho do futuro profissional. Agregado a esse padrão de ação, a Fundação também oferece oportunidades para os trainees, estudantes recém-formados que, mediante programas especiais, são recebidos pelas empresas com boas perspectivas de continuidade, após o período de estágio.
V –Cooperar com entidades já existentes, com iguais propósitos, coordenando programas nacionais. A Fundação Mudes, principalmente por meio de seu Programa Armazém Social do Saber (PASS), estabelece fortes vínculos com outras organizações sociais. Sua história de mais de meio século comprova a participação em vários programas nacionais e internacionais, como foi o caso das ações do Projeto Rondon, em 1967, criado nas primeiras incursões sociais da Fundação Mudes no interior brasileiro.
VI–Cooperar com entidades governamentais e privadas existentes no exterior, visando ao intercâmbio de informações e experiências. A Fundação Mudes sempre busca a integração com entidades congêneres internacionais e já realizou diversos seminários internacionais que tiveram, como pauta, problemas comuns da juventude em quase todo o mundo, notadamente nas comunidades latinas da América do Sul.
VII –promover assistência ao adolescente e à educação profissional. Tal objetivo carrega o propósito de trabalho pela inclusão dos jovens no mundo do trabalho, sem esquecer das carências ressaltadas pela necessidade de sobrevivência. Basicamente, a Fundação Mudes trabalha como agente de integração nos programas legais de Estágio Profissional e Jovem Aprendiz, que atingem também os PcDs (Pessoas com Deficiência). A instituição também oferta oportunidades em outros modelos de atuação, a fim de ampliar a sua atenção social.
Valores
- Transparência
- Responsabilidade social
- Comprometimento
- Ética
- Relacionamento positivo
Selos

