Conheça a Fundação Mudes

A Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundação Mudes), pessoa jurídica de Direito Privado, é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, detentora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), foi criada em 12 de setembro de 1966 por pessoas jurídicas, cujos representantes assinaram a escritura pública de instituição e dotação, constituindo o CONSELHO NACIONAL DA ENTIDADE. 
Quem somos, onde nos encontrar e nossa história
A Fundação Mudes tem sua sede na Rua México n° 119, sala 1.202 a 1.208, Centro do Rio Janeiro, sendo seus órgãos de administração formados por Conselho Curador, Presidente e Conselho Fiscal. Ao longo dos seus mais de 56 anos de existência, a instituição atua, principalmente, na integração dos jovens de baixa renda ao mundo do trabalho. Além dos programas de Estágio, Jovem Aprendiz, Trainee e PcD, a Fundação Mudes promove atividades e projetos sociais para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Linha do Tempo

1966
História da Fundação Mudes
1967
História da Fundação Mudes
1968
História da Fundação Mudes
1969
História da Fundação Mudes
1970
História da Fundação Mudes
1971
História da Fundação Mudes
1974
História da Fundação Mudes
1975
História da Fundação Mudes
1978
História da Fundação Mudes
1979
História da Fundação Mudes
1981
História da Fundação Mudes
1983
História da Fundação Mudes
1984
História da Fundação Mudes
1985
História da Fundação Mudes
1986
História da Fundação Mudes
1988
História da Fundação Mudes
1990
História da Fundação Mudes
1992
História da Fundação Mudes
1993
História da Fundação Mudes
1994
História da Fundação Mudes
1995
História da Fundação Mudes
1996
História da Fundação Mudes
1997
História da Fundação Mudes
1998
História da Fundação Mudes
1999
História da Fundação Mudes
2000
História da Fundação Mudes
2001
História da Fundação Mudes
2003
História da Fundação Mudes
2005
História da Fundação Mudes
2006
História da Fundação Mudes
2008
História da Fundação Mudes
2010
História da Fundação Mudes
2011
História da Fundação Mudes
2013
História da Fundação Mudes
2014
História da Fundação Mudes
2015
História da Fundação Mudes
2016
História da Fundação Mudes
2017
História da Fundação Mudes
2018
História da Fundação Mudes
2020
História da Fundação Mudes
2021
História da Fundação Mudes
2022
História da Fundação Mudes
Próximos anos
História da Fundação Mudes

Conselho Curador

Presidente

Roberto Barros Ferreira

Vice-presidente

Welton Conceição

Titular

Carmen P. de Oliveira

Titular

Gilson Peixoto

Titular

Magali Cunha

Titular

Carlos A. Cacau de Brito

Titular

Ricardo  C. Tavares.

Titular

Eduardo Abrunhosa

Titular

Raul Teixeira

Suplente

Andrea Gama

Suplente

Silvana Venâncio

Suplente

Adelino da Silva

Suplente

Eduardo Bezerra

Suplente

Jorge de Carvalho

Suplente

Ivo Tostes Coimbra

Conselho Fiscal

Titular

Paulo André

Titular

Marcos Lima

Titular

Mayrinkellison Peres Wanderley

Suplente

Monica Carvalho

Suplente

Nelson Marriel

Presidência

Presidente

CV de Luiz Longuini Neto
Luiz Longuini Neto. Presidente da Fundação Mudes. Bacharel em Teologia. Licenciado em Filosofia. Mestre e Doutor em Ciências da Religião. É professor Universitário e Escritor. Assessora Movimentos Sociais e Populares há 30 anos.

Direção Executiva

Diretor
de Ações
Estratégicas

CV de Mauricio Cardoso

Mauricio Cardoso é publicitário, especialista em estratégias de marketing, empresário na área de comunicação há mais de 20 anos, mentor de negócios e consultor sobre empreendedorismo.

Diretora de
Planejamento
e Administração

CV de Andreia Krajcer

Andreia Cabral Krajcer, Economista com MBA em Finanças e Pós Graduação em Marketing. Empreendedora há 22 anos. Com experiência em Consultoria Empresarial e como Planejadora Financeira Pessoal na Realize Finanças Pessoais, transformando vidas através da educação financeira.

Propósitos

Os propósitos da Fundação Mudes se baseiam em seu Estatuto, que fixa os objetivos da entidade, no artigo 4º. Fundamentalmente, ela foi criada para estimular, intensificar, normatizar, coordenar e aperfeiçoar serviços voluntários da juventude estudantil em prol do desenvolvimento econômico e social do País, a partir de sete principais seguintes. 

I –Promover os valores da cidadania junto à população jovem do Brasil, integrada a princípios de solidariedade como um dos valores fundamentais que devem estar presentes na realidade social brasileira e também subjacentes às relações com outras nações. A Fundação Mudes defende que não basta o acesso ao conhecimento ou a inclusão no mundo do trabalho, mas tais ações devem estar plenamente relacionadas com a formação de cidadãos aptos, em seu trabalho, e eticamente responsáveis, em todas as suas relações sociais. 

II – Integrar a juventude no processo de desenvolvimento econômico e social do país, promovendo a formação de um voluntariado estudantil para ação social e econômica, no sentido de melhorar o padrão de vida, com particular ênfase para ações educativas de caráter informal, alfabetização, educação e cultura, elevação da produtividade agrícola e melhoria das condições de habitação. Mais um positivo corolário da formação de cidadania, que se estende, de maneira ampla, à proteção do meio ambiente. 

III –Proporcionar a estudantes uma visão global dos problemas brasileiros, inclusive suas peculiaridades regionais, de modo a permitir sua participação no desenvolvimento de comunidades.  Se não conhecermos nossa história, não entenderemos nosso presente. E uma profunda visão da realidade permite aos cidadãos as transformações necessárias ao encontro de melhores futuros.

IV –Dar aos estudantes oportunidades de treinamento para a melhoria do seu instrumental técnico-profissional, com a aplicação prática do conhecimento aprendido nas escolas. O desenvolvimento de programas de estágio profissional ofertados pela Fundação Mudes se baseia na união do conhecimento escolar com a prática de trabalho do futuro profissional. Agregado a esse padrão de ação, a Fundação também oferece oportunidades para os trainees, estudantes recém-formados que, mediante programas especiais, são recebidos pelas empresas com boas perspectivas de continuidade, após o período de estágio.

V –Cooperar com entidades já existentes, com iguais propósitos, coordenando programas nacionais.  A Fundação Mudes, principalmente por meio de seu Programa Armazém Social do Saber (PASS), estabelece fortes vínculos com outras organizações sociais. Sua história de mais de meio século comprova a participação em vários programas nacionais e internacionais, como foi o caso das ações do Projeto Rondon, em 1967, criado nas primeiras incursões sociais da Fundação Mudes no interior brasileiro.

VI–Cooperar com entidades governamentais e privadas existentes no exterior, visando ao intercâmbio de informações e experiências. A Fundação Mudes sempre busca a integração com entidades congêneres internacionais e já realizou diversos seminários internacionais que tiveram, como pauta, problemas comuns da juventude em quase todo o mundo, notadamente nas comunidades latinas da América do Sul.

VII –promover assistência ao adolescente e à educação profissional. Tal objetivo carrega o propósito de trabalho pela inclusão dos jovens no mundo do trabalho, sem esquecer das carências ressaltadas pela necessidade de sobrevivência. Basicamente, a Fundação Mudes trabalha como agente de integração nos programas legais de Estágio Profissional e Jovem Aprendiz, que atingem também os PcDs (Pessoas com Deficiência). A instituição também oferta oportunidades em outros modelos de atuação, a fim de ampliar a sua atenção social.

Valores

  •  Transparência
  •  Responsabilidade social
  • Comprometimento
  • Ética
  • Relacionamento positivo

Selos

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.