Empresas inclusivas são as mais bem-sucedidas

Canal Mudes

Diversidade e inclusão social são temas que vêm ganhando cada vez mais relevância e popularidade na sociedade, sobretudo, nas empresas, que atuaram pautadas em ações que viabilizem a inserção e integração de profissionais dos mais variados perfis no mundo do trabalho. 

 

Organizações que incorporam aos seus valores o verdadeiro apoio à causa da diversidade projetam favoravelmente sua marca, gerando engajamento e imagem positiva perante seus públicos. O contrário ocorre com aquelas empresas que não se preocupam em promover a temática. 

 

O primeiro passo é realizar processos seletivos que coloquem em igualdade de concorrência candidatos de todos os perfis. Uma equipe homogênea, engessada, limita futuras mudanças. É preciso quebras paradigmas e preconceitos, que, muitas vezes, podem passar despercebidos e influenciar diretamente na seleção de colaboradores. 

 

O RH tem a função primordial de ser o promotor da diversidade nas empresas, realizando ações com as lideranças, de modo a buscar iniciativas e soluções que integrem os diferentes perfis de colaboradores.

 

Esta sinergia ainda é desafiadora, pois não são raros os casos de preconceito nas organizações, ainda que velados. No entanto, a situação é reversível! Empatia, esclarecimento, iniciativa, boa vontade são algumas palavras que balizam este processo de integração da diversidade. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.