Como combater o assédio moral nas empresas 

Canal Mudes

As empresas têm um papel fundamental para o combate ao assédio moral  

 

O assédio moral nas empresas pode ser caracterizado pela má conduta e por abusos, seja com falas, gestos, atos mal-intencionados, ameaças veladas que acabam ferindo a integridade física e mental de um indivíduo. Estas ações colocam em risco seu emprego e tornando o ambiente de trabalho um local hostil.  

 

Além disso, o rendimento no trabalho pode ser prejudicado uma vez que essas ações afetam o psicológico. Na empresa isso poderá se refletir em faltas, aumento da rotatividade, distrações e erros nas atividades feitas pelo colaborador que sofre com os abusos. 

 

Assédio moral é crime? 

Em 2019 foi aprovado o Projeto de Lei 4742/2001, que constitui o assédio moral como crime, contra danos psicológicos e físicos a um colaborador e estabelece a detenção de um a dois anos.  

 

Dessa forma, as empresas têm um papel fundamental para o combate a esse tipo de assédio e para isso é preciso que seja feita algumas ações.  

 

  • Conscientização de equipe 

A conscientização sobre assédio moral dentro de uma empresa é de extrema importância. Por isso, organizar palestras, reuniões ou informes para os funcionários, líderes e superiores sobre o tema poderá ajudar na prevenção. Investir em ações educativas podem ser um bom caminho para a empresa.  

 

  • Cultura organizacional  

A cultura organizacional de uma empresa deve ser reforçada, é importante a empresa deixe claro todos os direitos que os colaboradores têm e visar quais são os ideais e deveres que a empresa acredita. Além de ter um código de ética, para seguir.  

 

  • Denúncias ao RH 

Para evitar que aconteçam casos de assédio moral, é importante que o setor de RH esteja aberto para conversas e resoluções de qualquer problema dentro da empresa e para isso é necessário que o colaborador sinta que está em um ambiente seguro, para que ele possa relatar sobre algo que está acontecendo ou até mesmo fazer uma denúncia. Saber que a empresa está aberta para essas questões, ajudará no combate ao assédio moral.  

  

  • Tomar medidas necessárias  

É necessário que a empresa tome as medidas necessárias caso alguma denúncia de assédio moral ocorra, mais importante ainda é essa denúncia ser comprovada, para isso ouvir todos os lados da história, tomar depoimentos e ao final, se for comprovado, a empresa deverá tomar as metidas cabíveis para que esse tipo de ação não volte a acontecer.  

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.