O futuro já está batendo à porta das organizações, e a tecnologia vem se mostrando cada vez mais fazer parte dele. Inovações tecnológicas estão surgindo a todo o momento. E por que isso seria diferente dentro de uma empresa?
Em um mundo no qual todos estão com sua atenção voltada para uma tela, a nova aposta que as corporações estão fazendo são os treinamentos com games – um método muito eficaz, utilizado para integrar colaboradores e alinhar processos internos.
O uso dessa ferramenta já se mostrou efetivo, uma vez que melhora o desenvolvimento profissional, colabora com o aumento das competências, ajuda na elaboração do pensamento crítico e analisa o comportamento diante de um problema exposto.
Muitas empresas já utilizam os jogos como uma forma de recrutamento e seleção, com testes de gamificação. Alguns não têm respostas certas ou erradas, somente servem para avaliar o desempenho emocional e as qualidades do candidato.
Na Gerdau, por exemplo, o primeiro treinamento ocorreu em 2017, contando com 5 mil funcionários de 10 países. Com o aprimoramento dos avanços tecnológicos, os treinamentos passaram a ser mais elaborados, inclusive, atualmente, com a utilização de óculos de realidade virtual.
Os games integram também o recrutamento e seleção da área Siderúrgica, que usa uma plataforma de gamificação para estágio. A atividade consiste no acúmulo de pontos conforme os candidatos passam pelas etapas selecionadas.
Em geral, as transformações tecnológicas vêm para ajudar ainda mais o mundo das grandes corporações, o que permite aos colaboradores desenvolvimento mais proveitoso na sua área de atuação.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.