Dicas de Carreira: O que são as Soft Skills?

Candidatos

Soft skills dicas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Parte 1

O que são soft skills? 

As soft skills são habilidades interpessoais de um profissional que incluem aspectos ligados à sua personalidade e até mesmo ao seu temperamento. Habilidades que cada pessoa poderá desenvolver internamente, como por exemplo, a liderança, mas que também podem ser ampliadas através de uma boa comunicação.  

Na tradução literal do inglês, a expressão quer dizer “habilidades suaves”, mas aplicada ao mundo corporativo, significa habilidades profissionais e pessoais, aptidões emocionais ou gerenciais, isto é, pouco mensuráveis visivelmente.  

Para saber mais sobre as habilidades soft skills, quais são elas e como desenvolvê-las, confira abaixo as informações compartilhadas pela tutora de Desenvolvimento Humano da Fundação Mudes, Luana Seixas. 

Quais são as principais soft skills?  

  • Criatividade  
    A criatividade está em alta! Muitas empresas tiverem que repensar sua forma de atuar e de se manter no mercado. Por isso, profissionais criativos e dispostos a trazer inovação estão sendo mais procurados no mercado. Pensar fora do status quo  (e até fora da curva), e apresentar soluções diferentespara problemas antigos,  mesmo fora dos padrões usuais, é bastante recomendável. 

 

  • Flexibilidade e resiliência  
    Assim como a criatividade, a crise sanitária enfrentada, nos últimos tempos, acentuou ainda mais a necessidade de profissionais resilientes e flexíveis.  E essas habilidades estão relacionadas à capacidade de se adaptare continuar produzindo diante das mudanças de cenários, mesmo após experiências difíceis e que trouxeram prejuízos, mas também lições positivas.   

 

  • Proatividade  
    Sabe quando alguém pede por algum voluntário para exercer alguma atividade, ajudar em alguma tarefa ou solucionar algum problema? Seja o primeiro a levantar a mão! Mostre sua capacidade de arregaçar as mangas, avaliar cenários e encontrar caminhos para resolver questões que impedem os resultados ou atrapalham a produtividade. A proatividade também está em alta; e ser um profissional proativo faz a diferença no mercado de trabalho.  

 

  • Comunicação
    Essa habilitada é de extrema importância. Afinal, dialogarcom colegas de trabalho promove a otimização das atividades, evita conflitos, resolve divergências e elimina ruídos que prejudicam a realização de tarefas. 

 

  • Liderança  
    Essa soft skill é bem interessante, porque é bastante inerente ao indivíduo que a possui. Quando se tem um líder em algum espaço, ele é percebido de longe e nem precisa apresentar-se verbalmente como tal: é fácil perceber o seu lugar de destaque. A liderança é a capacidade de inspirarcolaboradores e motivar equipes a entregar resultados, saber quando servir de exemplo, quando delegar tarefas e como cobrar desempenho, sem constranger o time.   

 

  • Trabalho em equipe  
    Um trabalho feito por dois pode ser mais proveitoso do que feito por um, certo? O trabalho em equipe é a essencial habilidade de cooperar com colegas em grupos compostos por diversas pessoas, com sua contribuição individual para o interesse coletivo.   

 

  •  Ética no trabalho  
    Tenha comprometimento com as regras da empresae com o senso comum de respeito e conceitos morais no ambiente de trabalho. Qual é a sua postura em ações que é são bem aceitas pelo grupo social ou pela empresa na, qual você quer atuar? O que seu comportamento diz sobre você?   

 

  • Pensamento crítico  
    Desenvolva a capacidade de questionar métodos, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos, mas com sabedoria e respeito.   

 

  • Inteligência Emocional 
    Todos os indivíduos que buscam inserção no mercado de trabalho, precisam de inteligência emocional, a fim de alcançar metas e objetivos que definiram para sua vida profissional. Essa é uma habilidade que aparece na entrevista de emprego, na prova de um concurso público, ao se lidar com imprevistos no trabalho, ao gerenciar pessoas e em várias outras situações rotineiras no ambiente corporativo.   

 

Como desenvolver as habilidades de soft skills?  

O comportamento humano não é imutável, por isso as soft skills podem ser desenvolvidas. Veja três dicas para auxiliar nesse processo:  

  • Autoconhecimento: perceba as habilidades que você precisa desenvolver;  
  • Administre suas emoções: não deixe que o nervosismo e a timidez dominem e/ou paralisem você;  
  • Faça uma autoavaliação constante:  acompanhe o seu desenvolvimento e aquilo que você ainda pode e precisa melhorar;  
  • Pratique: A melhor forma de desenvolver soft skills é por meio da ação. Seja o primeiro a levantar a mão, pratique a comunicação clara e eficaz, procure desenvolver trabalhos em equipe, dentre outras formas de levar essas habilidades para o plano da atividade produtiva. 

Sigua nossas dicas e boa sorte!

Clique aqui para a parte 2!

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.