Quem somos

Pós-graduandos podem fazer estágio? Entenda

Canal Mudes

Na parte I deste post vimos sobre a Legislação que abrange o estágio em nível superior, tratamos a respeito dos direitos dos estagiários durante a pós-graduação, acompanhe a matéria clicando aqui 

 

Na parte II, iremos tratar sobre as diferentes modalidades de pós-graduação e obrigatoriedade ou não da realização do estágio na pós-graduação; confira! 

 

estágio durante o curso de pós-graduação é obrigatório apenas para os estudantes de pós-graduação stricto sensu em doutorado, ou seja, o estágio durante o mestrado facultativo. No stricto sensu, o estágio recebe o nome de “estágio-docência” e abrange cursos de mestrado ou doutorado. 

 

O objetivo do estágio-docência é preparar o aluno para vivência no ambiente da sala de aula, portanto durante este tipo de estágio, o estudante acompanha um professor na lida com os alunos. As funções destes estagiários é auxiliar os estudantes ao longo do período de aprendizagem, propondo temas e fomentando discussões pertinentes ao conteúdo proposto. 

 

Já na pós-graduação lato sensu o estágio é facultativo. No lato sensu, o estágio abrange cursos de especialização e MBA (do inglês “Master in Business Administration”). 

 

É importante destacar que na conclusão dos cursos de pós-graduação stricto sensu, o aluno recebe o diploma e o título de Mestre ou Doutor; e na conclusão de pós-graduação lato sensu, o aluno recebe um certificado de conclusão do curso e não há titulação acadêmica. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.