Pós-graduandos podem fazer estágio? Entenda

Canal Mudes

O estágio é a etapa da vida do estudante que permite uma experiência profissional, colocando em prática seus aprendizados e possibilitando  a vivência de uma rotina de trabalho 

 

Logo após a faculdade, muitas pessoas optam por se especializar em uma determinada área de atuação e fazem a pós-graduação. O que gera dúvidas nos estudantes, é se existe a possibilidade de fazer estágio nesse período. No texto de hoje, iremos esclarecer sobre o tema e explicar a Lei do estágio para pós-graduandos. 

 

Lei do estágio para pós-graduandos 

A Lei nº 11.788, que entrou em vigou no dia 25 de setembro de 2008, regulamenta o estágio como forma de contratação e estabelece as normas para as empresas, instituições de ensino e estudantes. Sobre a realização do estágio na pós-graduação, a Legislação compreende como parte do ensino superior, desta forma, o estágio é autorizado e regulamentado por Lei.  

 

Alguns pontos importantes devem ser ressaltados para quem deseja estagiar na pós. São eles: 

 

  • Carga horária:

     Não deve ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais; 

 

  • Férias remuneradas: 

    Após 12 meses de trabalho, o estagiário tem direito a um recesso de 30 dias remunerados. 

 

  • Contrato:

     Possui duração máxima de 2 anos por empresa sob o regime de estágio, após esse período o estudante poderá ter a contratação efetiva ou a finalização do contrato.  

 

  • Termo de compromisso de estágio: 

    Deve ser feito entre o contratado, a Instituição de Ensino e a empresa, contendo as informações sobre os horários, atividades e remuneração. Este termo significa um vínculo empregatício, descartando a necessidade de aviso prévio por parte da empresa ou do trabalhador. 

 

  • Seguro contra acidentes:

     A empresa deve oferecer um seguro ao estudante que foi selecionado para o estágio, pois em casos de acidente em ambiente de trabalho, morte ou invalidez, será um suporte. 

 

  • Redução da jornada de trabalho em semana de provas: 

     Para não comprometer o rendimento acadêmico do estagiário, a empresa deve oferecer uma redução de jornada de trabalho na semana de provas da Instituição de Ensino. A data deve ser sinalizada pelo estudante com antecedência. 

 

  • Benefícios: 

    Por Lei não são obrigatórios, mas podem ser concedidos de acordo com a vontade e condições da empresa. 

 

Cadastre-se e conheça nossas vagas! 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.