O Movimento Officeless

Empresas

Em meio a discussões sobre a volta ao escritório e qual regime de trabalho a ser adotado, surge uma nova dinâmica para ajudar as pessoas a desempenharem suas funções remotamente, o Officeless. Em livre tradução da Língua Inglesa, o termo significa “menos escritório”, que consiste em sair do espaço físico para o digital. 

 

Home Office 

O termo Home Office, ou seja, o escritório em casa, se tornou a realidade de muitos brasileiros durante a pandemia, e nada mais é do que levar todo o trabalho que já vinha sendo feito presencialmente para dentro de nossas casas, continuando assim, atrelado a algumas burocracias, como por exemplo, o cumprimento da carga horária e reuniões triviais. 

 

Leia mais: Presencial, remoto ou híbrido?

 

Movimento Officeless  

Essa nova modalidade se difere do Home Office. Não se trata somente da mudança de espaço físico, mas também da mudança de mentalidade (tanto do colaborador quanto do gestor). No Officeless, o profissional é visto como autônomo, isso demanda um bom alinhamento de propósito e metas por parte dos gerentes, e da confiança da empresa nos colaboradores. Veja abaixo 
 

  • Tecnologia: 

Esse modelo de trabalho demanda ainda mais o uso da tecnologia, então investir na segurança de dados é primordial! Também é necessário o uso de plataformas acessíveis e de fácil utilização, para que os gestores acompanhem o desenvolvimento do processo de trabalho e para a integração de tarefas da equipe. 

 

  • Gestão: 

Muitas empresas hoje em dia já atuam com gestão horizontal. Esse perfil contribui para que o colaborador se sinta mais à vontade dentro do seu fluxo de trabalho, e gerencie suas tarefas dentro do que foi planejado. 

 

  • O resultado: 

Quando o colaborador se sente liberto da pressão do cumprimento de carga horária, o resultado é uma produção com maior qualidade de elaboração, porque o foco fica direcionado ao produto final. Liberdade essa, que também promove a inspiração e a criatividade, tão essenciais para a resolução de problemas. Sem falar, é claro, na liberdade geográfica! 

 

Officeless demanda responsabilidade e foco de todas as partes. Para implementá-lo, é necessário um período de adaptação e transição. Tenha em mente que o mundo é mutável, esteja em constante atualização! 

Saiba mais sobre as novidades do mercado de trabalho, clicando aqui!

 

Continue lendo > 

 

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.