Presencial, remoto ou híbrido?

Empresas

Quase dois anos depois desde o primeiro caso confirmado de covid19, muitas empresas ao redor do mundo se viram obrigadas a continuar suas atividades remotamente, ou seja, o home office*. Levar o ambiente físico para o virtual e a adaptação de um novo estilo de trabalho demandou muita energia de gestores e colaboradores, e agora, com o avanço da vacinação, a volta ao escritório se tornou tema de debate. 

 

Remoto ou Home Office 

Em 2017, o trabalho remoto foi regularizado através da lei 13.467/17, e durante o surto de coronavírus ela assegurou o emprego de milhares de pessoas. Esse modelo permitiu com que os colaboradores tivessem mais tempo de qualidade para se dedicar as suas atividades laborais e também a sua vida pessoal.  

Vantagens x Desvantagens: 

– Mais independência – Horários mal definidos 
– Sem estresse de deslocamento – Profissional sobrecarregado 
– Maior rendimento – Falta de entrosamento da equipe 
– Liberdade geográfica – Falta de recursos 
– Otimização das atividades – Ser afetado por assuntos externos 

 

 

*Do inglês- O termo home office, em tradução literal, significa “escritório em casa”. Por esse motivo, o termo foi constantemente associado ao trabalho remoto, ou seja, aquele feito de casa. 

 

 

Escritório 

Já o modelo presencial permite maior facilidade na resolução de problemas, uma vez em que todos os setores se encontram no mesmo endereço, e dispõe de ferramentas necessárias para cada empregado desempenhar sua atividade, por exemplo. 

Vantagens x Desvantagens: 

– Interação social – Menos liberdade 
– Rotina – Mais gastos 
– Resolução de problemas – Menos privacidade  
– Foco – Transporte 
– Infraestrutura completa – Alimentação menos saudável 

 

 

 

Híbrido 

Apesar de não existir nenhuma lei que regulamenta esse regime trabalhista, ele continua sendo um dos mais cotados pelas empresas no cenário pós pandêmico 

O contexto híbrido, nada mais é do que a junção dos dois modelos anteriores, consiste em intercalar os dias da semana entre trabalho presencial e remoto, e assim como os falamos anteriormente, ele também possui vantagens e desvantagens: 

Vantagens x Desvantagens: 

– Foco na produtividade – Possibilidade de desenvolver Síndrome de Burnout 
– Menos gastos – Dependência tecnológica 
– Flexibilidade – Maior preocupação com a segurança virtual 
– Evita aglomeração – A comunicação pode ser afetada 
– Rotina 

– Dificuldade na manutenção das ideias da empresa 

 

 

A falta de estipulações sobre esse meio trabalhista abre espaço para diferentes interpretações, fique atento às leis já existentes no país e adapte sua empresa, ou se você é empregado, esteja ciente dos seus direitos e deveres 

A pandemia nos ensinou que o mundo não é imutável, é preciso ter criatividade, coragem e resiliência para se adaptar às mudanças.  

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.