Muitas são as dúvidas entre estágio e trainee. Apesar de se parecerem bastante, são programas totalmente diferentes. O mundo do trabalho é muito amplo, portanto, é preciso saber qual se adequa melhor ao perfil do candidato: estágio ou trainee?
O intuito é sanar as dúvidas sobre as principais diferenças de cada programa e qual se encaixa melhor no seu perfil.
Auxilia os estudantes a vivenciar o dia a dia da futura profissão, colocando em prática o conteúdo e os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Somente aqueles que estão devidamente matriculados e com frequência nos ensinos médio, técnico e superior podem participar do programa.
Apesar de não ter duração mínima, é possível renovar o contrato de estágio por até dois anos, podendo haver efetivação ou não ao final. Outro ponto importante é que o estagiário não tem a carteira assinada, isto é, relação trabalhista com a empresa; há somente a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE).
Desenvolve e capacita o jovem profissional para cargos de gestão na empresa. A proposta do programa é desafiar, buscar soluções e estimular o trabalho em equipe junto a líderes.
Para ser trainee, o jovem deve estar no período de conclusão da faculdade ou ter até três anos de formado. A duração do programa varia de 6 meses a 3 anos e, ao final, o trainee permanece na empresa caso tenha um bom desempenho profissional.
Diferente do estágio, a contratação do trainee é regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo todos os benefícios e direitos trabalhistas.