Estágio supervisionado: o que é e como funciona?

Canal Mudes

O estágio supervisionado proporciona experiência prática do que é aprendido em sala de aula e é fundamental para o melhor desempenho do estudante 

 

Visando esclarecer a função da instituição de ensino durante estágio supervisionado, e a fim também de exemplificar a importância da atividade para a carreira do estudante, a equipe Mudes preparou esta matéria sobre o que é e como funciona esta etapa da formação acadêmica; confira! 

 

O que é estágio supervisionado? 

O estágio supervisionado é uma atividade voltada aos alunos de graduação que permite vivenciar em situação prática os conteúdos teóricos estudados em sala de aula. Por meio do estágio é possível obter competências e conhecimentos com a supervisão de um profissional já formado. 

No estágio supervisionado, a presença de um profissional em campo é obrigatória, isso quer dizer que o estágio acontece em uma empresa, e as tarefas do estudante são supervisionadas por um profissional da área de formação e por um professor da sua faculdade. 

 

Como funciona o estágio supervisionado? 

A instituição de ensino fornece uma carta de encaminhamento para estágio à empresa a qual o aluno realizará as atividades prática. Nesta carta deve conter: 

 

  • a identificação do aluno; 
  • a identificação do professor responsável pelo estagiário; 
  • a informação da área a qual será realizado o estágio; 
  • a carga horária a ser cumprida de acordo com o curso; 
  • o termo de compromisso assinado pela instituição de ensino, pela empresa e pelo estagiário; e 
  • ao fim do tempo de estágio, a instituição de ensino receberá o parecer final de validação das horas do estágio supervisionado, que deverá ser emitido pela empresa contratante. 

 

No estágio supervisionado, o aluno atua como um observador, de modo a entender como funcionam determinados aspectos da dinâmica de trabalho na profissão. Ao término de cada semestre, o aluno deverá apresentar ao professor supervisor o registro e a documentação de todas as atividades realizadas. 

 

Solicite seu convênio com a Fundação Mudes! 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.