Como as instituições de ensino estão promovendo a inclusão de estudantes de baixa renda?

Instituições de Ensino

As instituições de ensino têm o papel fundamental na inclusão de alunos de baixa renda. Promover e incentivar a diversidade também é função do ambiente escolar. 

 

É através da escola que a criança poderá começar a conhecer e socializar com outras pessoas diferentes, seja na religião, cor de pele, cultura e muitas outras, em que se faz necessário prevalecer o respeito.  

 

A escola é um local de desenvolvimento pessoal e profissional para que os estudantes possam estar preparados para o mundo. A Constituição Federal de 1988 garante que a educação seja um direito de todas as pessoas.   

 

Com isso, é fundamental que as instituições de ensino estejam atentas neste assunto e que fiquem por dentro de ações que possam garantir a inclusão desse jovens, como: 

 

 

Políticas de inclusão 

 

Ter políticas de inclusão é fundamental dentro das instituições de ensino, para que possam ser capazes de traçar planos e estratégias voltadas ao incentivo da inclusão e diversidade.  

 

Bolsas de estudo  

 

Oferecer programas com bolsas de estudos é um dos principais incentivos para a entrada de jovens de baixa-renda nas escolas e universidades, garantindo assim, que o ensino possa chegar em todos.  

 

As bolsas de estudos são o principal caminho para que esses estudantes tenham a oportunidade de ter uma educação de qualidade.  

 

Promover eventos e discussão sobre a inclusão 

 

Eventos culturais que promovam ações, discussão e a troca de histórias e vivências podem ajudar a ter um ambiente inclusivo entre os estudantes. Além de ser possível abordar temas como, cotas, racismo, desigualdade por meio de profissionais especializados.  

 

Dessa maneira, o conhecimento sobre esses assuntos pode ser passado corretamente para que os alunos entendam a sua real importância e os seus impactos na sociedade.  

 

Acessibilidade  

 

O ambiente educacional é um local que deve garantir o acesso de todos, sendo necessário não somente ter políticas públicas para a entradas desses jovens. Ter espaços que possam ser inclusivos para a locomoção de pessoas com deficiência também é essencial. 

 

Diante disso, é preciso ter locais adaptados a acessibilidade, como o uso de rampas, elevadores, piso tátil, corrimãos, banheiros acessíveis, e muitos outros que possam auxiliar na inclusão dessas pessoas.  

 

Confira também: Tecnologias e recursos assistivos que facilitam a inclusão de PcDs no ambiente de trabalho; A importância da qualificação profissional. 

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.