Quem somos

A importância da qualificação profissional

Canal Mudes

Ter uma qualificação profissional de qualidade é essencial para quem está em busca de um emprego    

  

Atualmente, é fundamental estar atento às tendências do mundo do trabalho. Ter um currículo atualizado faz toda a diferença para quem está querendo se formar, especializar ou mudar de área.   

  

A busca pela qualificação profissional deve ser constante, e voltar a estudar pode ser desafiador quando não se tem uma direção. Com isso, é preciso pesquisar e avaliar o que é melhor para o perfil da sua carreira.   

  

As empresas buscam no candidato não somente o cumprimento das suas funções, mas também a capacidade de desempenhar outras habilidades. Investir em uma qualificação pode ampliar o conhecimento e o desenvolvimento do profissional.   

  

Algumas são as formas de se aperfeiçoar e projetar a sua carreira: 

  

  • Curso técnico   

Uma ótima chance de adquirir conhecimentos específicos para a carreira que deseja atuar. Forma mais rápida para quem quer se capacitar para o mercado de trabalho.  

  

  • Graduação   

Ideal para quem busca a primeira formação, quer seguir outra carreira ou deseja complementar a formação inicial. Nesta fase, o estudante ganhará conhecimento sobre a profissão que escolheu e estará apto a estágios e empregos na área.   

  

  • Pós-graduação   

Voltada para quem pretende se especializar na área de formação. O profissional poderá aprofundar seus conhecimentos e se aperfeiçoar ainda mais na profissão que exerce.   

  

  • Mestrado  

Essencial para quem deseja atuar como pesquisador. Tem duração, em média, de 2 anos, podendo variar de acordo com o curso. É voltado para docentes que querem se tornar professores universitários.  

 

  • Doutorado 

Também é voltado para pesquisa, mas tem o intuito de abordar um estudo mais profundo e completo, que apresente descobertas e contribua com o conhecimento acadêmico sobre determinado tema. Em média, tem a duração de 4 a 5 anos. 

 

  • Cursos livres   

Destinados a quem quer aprimorar suas habilidades, que podem ou não estar relacionadas com a área de atuação. Ideais para profissionais que visam a uma qualificação mais “rápida”, pois, normalmente, estes cursos são de curta duração, por exemplo, informática, idiomas, programação, entre outros.   

  

Manter-se qualificado para o mundo do trabalho é imprescindível para projetar a carreira e ser um profissional bem-sucedido.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.