Projeto de lei pode obrigar empresas a informar o salário na descrição da vaga

Empresas

Com certeza, você já se deparou com alguma discussão, principalmente no LinkedIn, sobre se as empresas devem ou não informar o salário no anúncio da vaga. O assunto ganhou ainda mais força com o Projeto de Lei 1.149/22, que tramita na Câmara dos Deputados desde maio.  

 

De autoria do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), o PL estabelece a obrigatoriedade de as instituições anunciarem a vaga com o valor da remuneração. Segundo o site da Câmara Legislativa, o político alegou: “As empresas buscam profissionais para o preenchimento de vagas disponíveis, porém não comunicam qual a faixa salarial, o que gera insegurança ao desempregado, ou seja, paira a dúvida se é um salário compatível com aquilo que ele está pretendendo ao buscar sua recolocação no mercado”.  

 

O projeto de lei é destinado a empresas públicas e privadas, e o descumprimento pode resultar em multa de cinco salários-mínimos.   

 

Atualmente, o PL está em tramitação e será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; bem como pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). 

 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.