Com certeza, você já se deparou com alguma discussão, principalmente no LinkedIn, sobre se as empresas devem ou não informar o salário no anúncio da vaga. O assunto ganhou ainda mais força com o Projeto de Lei 1.149/22, que tramita na Câmara dos Deputados desde maio.
De autoria do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), o PL estabelece a obrigatoriedade de as instituições anunciarem a vaga com o valor da remuneração. Segundo o site da Câmara Legislativa, o político alegou: “As empresas buscam profissionais para o preenchimento de vagas disponíveis, porém não comunicam qual a faixa salarial, o que gera insegurança ao desempregado, ou seja, paira a dúvida se é um salário compatível com aquilo que ele está pretendendo ao buscar sua recolocação no mercado”.
O projeto de lei é destinado a empresas públicas e privadas, e o descumprimento pode resultar em multa de cinco salários-mínimos.
Atualmente, o PL está em tramitação e será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; bem como pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.