Meu nome é Cleto de Assis, presidente da Fundação Mudes. Peço permissão para compartilhar com todos um evento muito especial: a nossa festa de 54 anos de existência, celebrada neste 12 de setembro.
A data sugere também uma ocasião para agradecimentos a todos os que se tornaram fiéis parceiros de nossa Fundação – colaboradores do trabalho interno, estudantes, empresas e instituições de ensino. Junto conosco, todos ajudaram a criar trajetórias de sucesso ao longo de mais de meio século.
Somos porta de entrada para muitos estudantes no mercado de trabalho e ficamos felizes em fazer a diferença, ao promover a integração da juventude no desenvolvimento econômico e social do país.
Desde o nosso nascimento até agora, já foram concedidas mais de 1 milhão e 300 mil bolsas-auxílio aos estudantes pelo nosso programa de estágio. Beneficiamos também cerca de 300 mil pessoas pelos nossos programas de aprendizagem, trainee e pessoas com deficiência. Realizamos mais de mil cursos. Atendemos mais de 10 milhões de pessoas em vulnerabilidade social, principalmente jovens, por meio de nossas atividades e projetos sociais, como o Programa Armazém Social do Saber.
Mas não quero somente falar sobre o que nós já realizamos; vim também para comentar sobre o nosso futuro. Sobre os vários anos de história e de parceria que ainda vamos construir juntos.
Continuamos apostando na qualidade e na constante melhoria dos nossos serviços. Neste sentido, tenho novidades. A primeira grande delas é um site totalmente novo – vamos estreá-lo em breve. Essa mudança vai possibilitar que a Fundação Mudes tenha um portal mais responsivo, leve, rápido e fácil de usar. Tornar a comunicação com nossos usuários mais veloz, dinâmica e otimizada, ao possibilitar que a informação chegue com mais eficiência aos nossos parceiros.
Estamos investindo cada vez mais em inovação. Por isso, a Fundação Mudes se adaptou rapidamente à nova realidade imposta pelo cenário de pandemia da Covid-19. Para as etapas dos processos seletivos, utilizamos todos os recursos tecnológicos disponíveis, inclusive a apresentação do candidato por videocurrículo, as videoconferências para a etapa da entrevista, entre outros.
Estamos nos familiarizando cada vez mais com essa nova metodologia de trabalho e acreditamos que ela será rotineira no nosso “novo normal”, no pós-pandemia ou ainda dentro dela, enquanto perdurar. Tudo, evidentemente, com absoluta proteção de dados.
Sempre de acordo com as novas rotas administrativas, estamos preocupados com a segurança de todos. Para evitar idas e vindas desnecessárias dos usuários, a Fundação Mudes tem investido na automatização de diversas rotinas. Com isso, contribuímos para que haja menos gente utilizando transporte público e circulando desnecessariamente nas ruas.
Como exemplo, podemos citar o trâmite de documentos, que já está totalmente automatizado, por meio das assinaturas eletrônicas. Isso também evita o manuseio desnecessário de papéis, auxilia na preservação e sustentabilidade do meio ambiente e dá maior agilidade aos processos.
Com igual crença no chamado novo normal, preparamo-nos para investir em outros programas, centrados no principal objetivo da Fundação, que é a prática da cidadania, alimentada por um de seus mais formidáveis motores – a solidariedade.
Reafirmo o compromisso da Fundação Mudes com a promoção e a inclusão social e profissional da juventude. Continuaremos a ser grande elo entre jovens em busca de espaço no mundo do trabalho, entre empresas dispostas a recrutar novos talentos e instituições de ensino de excelência.
Estaremos juntos, assim como estivemos nesses últimos 54 anos. Lembrem-se: podem contar sempre conosco.