logo da fundação mudes

Sou Estudante

Quem somos

Jovem aprendiz x Menor aprendiz: Entenda a diferença

Canal Mudes

A busca do primeiro emprego entre os jovens normalmente acontece entre os 16 e 24 anos, fase em que é possível ingressar no mercado de trabalho com o ofício de jovem aprendiz ou  menor aprendiz 

 

Você sabe a diferença entre um jovem aprendiz e um menor aprendiz? 

 

O principal fator que difere as modalidades é a idade. O menor aprendiz tem entre 14 e 17 anos, já o jovem aprendiz tem entre 18 e 24 anos. Uma particularidade referente a ambas categorias é que os estudantes que ainda não concluíram o ensino fundamental e o ensino médio, podem trabalhar por no máximo 6 horas diariamente, enquanto quem já é formado pode ter a jornada estendida para 8 horas diárias, já com as atividades contabilizadas. Em ambos os casos, devem ser desenvolvidas atividades teóricas e práticas. 

 

Por Lei, é permitido que o jovem aprendiz exerça as tarefas de trabalho no período noturno, diferente do menor aprendiz, que na Legislação é lícita a forca de trabalho apenas no período diurno. Além da oportunidade de estudar uma profissão e colocá-la em prática, o programa de aprendiz é a chance do primeiro emprego de muitos adolescentes e jovens do país. Eles também recebem um salário, vale-transporte, refeição, direito às férias, contribuição para o INSS e outros benefícios. 

  

Mas o que as empresas ganham com o aprendiz?  

 

Além de poderem contar com uma mão de obra jovem, as empresas também ganham incentivos fiscais do governo ao oferecerem vagas de jovem e menor aprendiz. Na folha de pagamento, as empresas reservam 2% de FGTS para o aprendiz, enquanto o valor é de 8% para os demais funcionários. Além disso, não há multa de 40% do FGTS em caso de demissão aprendiz, e nem aviso prévio remunerado. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.