Fundação Mudes completa 53 anos

Empresas

Em 2019, dia 12 de setembro, a Fundação Mudes completou 53 anos.

Ao longo da sua história, o MUDES tem o orgulho de ter promovido mudança na qualidade vida de milhares de jovens e familiares, criando trajetórias de sucesso. São 53 anos de atividades socioassistenciais desenvolvendo e mantendo o compromisso de estimular, intensificar e capacitar à juventude em prol do desenvolvimento econômico e social do país.

Projeto Rondon

O Mudes foi a primeira Fundação não governamental a apoiar o Projeto Rondon, criado em 1967, que buscava somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável na construção e promoção da cidadania.

Com apoio técnico e operacional da Fundação MUDES, foi realizado um programa de assistência social e coleta de informações em 120 pontos do Brasil, por 600 universitários oriundos de diversas universidades brasileiras.

Em 1969, após duas participações no Projeto Rondon, a Fundação Mudes ficou responsável pela realização do projeto em área do Médio Rio São Francisco, entre os municípios de Pirapora-MG e Juazeiro-BA, abrangendo cerca de 100 municípios. Na Operação Vale do São Francisco participaram cerca de 500 universitários.

Mudes e Políticas para Educação

A Fundação Mudes teve uma importante atuação de âmbito nacional logo nos primeiros anos de sua história ao atuar de forma orgânica na criação de políticas para educação.

Em 1974, a Fundação elabora, juntamente com o MEC e com apoio da Caixa Econômica Federal, o projeto Sistema de Desenvolvimento do Ensino, que daria origem ao Programa de Crédito Educativo – PCE, aprovado em 1975. O PCE compõe o atual Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Em 1977, atua de forma indireta na criação da primeira lei do estágio, na figura do presidente da Fundação, Sr. Ney Braga, então ministro da Educação.

Em 1978, elabora estudos que fundamentam a criação de um Plano Nacional de Assistência ao Educando que dará origem da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE), criada em 1983 e extinta em 1997, que passa a ser incorporada no FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Ações socioambientais

Em 1983, o Mudes implantou o Centro de Treinamento Agrícola e Artesanal do Mendanha em parceria com o Banco da Providência e a UFRJ.

Já em 1985 assessorou a implantação do 1° Ecomuseu da América do sul na Usina Hidrelétrica de Itaipu e em 1986 criou o Instituto Iguaçu de Pesquisa e Preservação Ambiental.

Instituto Brasileiro de Juventude

Para acompanhar e produzir conhecimento sobre transformações sociais que afetam a juventude, a Fundação Mudes criou o Instituto Brasileiro de Juventude (IBJ), em 1994.

O IBJ já elaborou informes sobre as políticas públicas para a juventude no país, organizou encontros e seminários nacionais e internacionais para discussão da temática. Os principais eventos realizados pelo MUDES foram o I Encontro Nacional de Técnicos em Juventude com tema Juventude, o Futuro é Agora; o II Encontro Nacional de Técnicos em Juventude com o tema Emprego e Capacitação para o Emprego; o Encontro Internacional sobre Juventude, Educação e Emprego na Ibero – América, em convênio com a OIJ; o Seminário Internacional Juventude, Educação e Emprego sobre qualificação profissional, trabalho e renda da Juventude latino-americana e o IV Encontro Nacional sobre Juventude, em Belo Horizonte.

2019

Por meio dos programas Armazém Social do Saber (PASS), Juventude Aprendiz (PJA) e Iniciação ao Mundo do Trabalho (PROINT), a Fundação Mudes contribui para desenvolver as potencialidades pessoais e profissionais dos jovens com ações que possibilitam sua capacitação para inserção no mundo do trabalho.

A Fundação Mudes auxilia as empresas no recrutamento de jovens talentos (programa de aprendizagem, estágio, trainee e pcd) da etapa de divulgação das vagas, triagem dos candidatos, recrutamento, até a elaboração do contrato de acordo com a legislação vigente e concepção de relatórios de avaliação, além de oferecer suporte personalizado para a empresa, instituição de ensino e estudante.

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.