logo da fundação mudes

Quem somos

Estudante

Como são os estágios em órgãos públicos?

Estudantes

Os estágios em órgãos públicos podem ser uma grande oportunidade para quem quer seguir carreira na área. Em sua maioria, não são muito diferentes dos estágios nas empresas privadas, mas há algumas diferenças

  

O que são órgãos públicos?  

De acordo com o art. 37 da Constituição Federal de 1988, “Órgão público é o centro de competências, unidade de ação, instituído para o desempenho das funções estatais, por meio de seus agentes que ocupam cargos públicos, cuja conduta é imputada à pessoa jurídica de direito público interno a que pertencem”. 

  

São unidades de atuação integradas por agentes públicos, que compõem a estrutura da administração pública, visando tornar efetiva a vontade do Estado. Têm atuação e atribuições específicas na organização estatal. Exemplos: ministérios, prefeituras, empresas públicas, instituições de ensino, entre outros.  

  

Como são os estágios em órgãos públicos?   

São voltados para os setores administrativos, mas também podem abranger áreas especializadas, como Saúde, Comunicação e Departamento Jurídico. Dependendo da vaga, ainda podem existir processos seletivos para estudantes de Psicologia.  

  

Diferente das empresas privadas, o estagiário pode optar pela carga horária de 4 horas (20 horas semanais) ou 6 horas (30 horas semanais). Isso pode ser um ponto favorável para estudantes que precisam de mais tempo para se dedicar aos estudos, porém é preciso ressaltar que o valor da bolsa deve ser modificado de acordo com o horário escolhido.   

  

Outro ponto importante é que os estagiários em setores públicos não têm chance de efetivação, uma vez que é preciso prestar concurso público para se tornar funcionário. Isso já não se aplica às empresas privadas, visto que as chances de efetivação são maiores, se o estagiário tiver um bom desempenho.   

  

Muitas vezes, a oferta de vagas de estágio em órgãos públicos não tem uma ampla divulgação, e os candidatos devem procurar editais diretamente nas instituições, prefeituras ou secretarias que desejam estagiar. Também será pelo edital que o estudante saberá quais são os requisitos para a candidatura no processo seletivo. 

  

É necessário saber qual tipo de estágio melhor se adequa aos seus objetivos profissionais e se será no setor público ou privado. Desta forma, o estudante poderá escolher para si a melhor opção.   

  

Em geral, os estágios em órgãos públicos podem ser uma ótima oportunidade para quem quer seguir carreira como funcionário público, pois além de ganhar experiência é uma boa forma de se preparar para futuros concursos públicos. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.