Como procurar emprego durante a quarentena

Estudantes

Para evitar o avanço da pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, muitas cidades determinaram o fechamento de empresas por tempo indeterminado, mantendo apenas o funcionamento de serviços essenciais. Como consequência, a medida afetou os processos seletivos em andamento e o recrutamento de candidatos a uma vaga de emprego. 

Se já era difícil buscar uma recolocação no mercado de trabalho em uma situação normal, imagine agora, sem poder sair de casa. Mas não caia na armadilha de passar o dia sem fazer nada: aproveite o tempo para ser produtivo e esteja preparado para conseguir uma vaga quando a situação se normalizar.

A gerente de Inserção Profissional, Sueli Fernandes, e a especialista em Recursos Humanos da Fundação Mudes, Cíntia Monteiro, selecionaram uma série de dicas para te ajudar a buscar e se qualificar para uma vaga, mesmo em períodos de quarentena. Confira a lista a seguir.

 

ESTABELEÇA UMA ROTINA

Sueli Fernandes: “Lembre-se de que procurar trabalho é trabalho. Então, para tornar a busca por uma recolocação um período produtivo, é preciso encarar o período com a seriedade de uma rotina de emprego: estabeleça horários, procedimentos e metas”.

 

ATUALIZE O CURRICULUM VITAE

Sueli: “Seu currículo deve ser uma preocupação crucial na hora de procurar emprego. Nele, você mostra às empresas todas as suas competências, seus objetivos, suas experiências e sua formação. Por isso, é importante dispor essas informações de maneira efetiva e que facilite a vida do recrutador. Revise o seu CV, fique atento aos erros de português e à formatação. Lembre-se também de usar palavras-chave contidas nas descrições das vagas de seu interesse”.

 

CADASTRO DIGITAL

Cíntia: “É importante lembrar que as páginas de cadastros de currículos das empresas não fecham nunca. Aproveite o tempo livre em casa para se inscrever no maior número delas. Procure sempre pelo link ‘Trabalhe Conosco’ e preencha os dados, mesmo que não haja vaga aberta para sua área ainda”.

 

EMPRESAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Cíntia: “Também busque na internet o maior número possível de empresas que fazem recrutamento e seleção e cadastre-se. No caso de estágio e aprendizagem, procure agentes de integração entre estudantes, empresas e instituições de ensino, como a Fundação Mudes”.

 

NETWORKING

Cíntia: “Manter o networking em dia é importante para facilitar o acesso a novas oportunidades de trabalho, conseguir entrevistas, processos seletivos e até mesmo aquela tão sonhada chance de contratação. Então, aproveite a quarentena para entrar em contato com as pessoas que já estão no mercado, amigos, parentes, ex-chefes e se ofereça para trabalhar”.

 

PESQUISE NAS REDES SOCIAIS

Cíntia: “Nem só de memes, discussões políticas e publicações da vida privada vivem as redes sociais. Há muitas empresas oferecendo oportunidades por meio de páginas no Facebook, Instagram e, principalmente, o LinkedIn. Pesquise quais são e passe a segui-las, para estar sempre informado quando surgir uma nova oportunidade.  Aproveite para atualizar seu perfil e lembre-se de ter cuidado ao usar contas com postagens muito pessoais ao se candidatar junto a uma empresa”.

 

CONTRATAÇÕES PARA PRESENCIAL E HOME OFFICE

Sueli: “Fique atento aos trabalhos na modalidade home office e teletrabalho. Muitas empresas estão fazendo contratações temporárias de pessoas que têm computador e internet em casa e disponibilidade para atuar em caráter imediato”.

Cíntia: “Outro ponto importante é lembrar que ainda há setores contratando, mesmo agora, como o de saúde (devido ao avanço da pandemia), e-commerce e logística (migração de vendas em lojas físicas para sites devido ao isolamento social)”.

 

QUALIFICAÇÃO 

Cíntia: “Faça do tempo ocioso da quarentena um aliado: o período é uma boa oportunidade para estudar aquele tema que o candidato sabe que precisa aprimorar, mas que, antes, por falta de tempo, ainda não havia aprendido”.

Sueli: “Existem vários cursos, videoaulas e livros de qualificação profissional gratuitos na internet oferecidos por instituições de ensino. E o melhor: muitos deles dão direito a certificado. Pesquise os mais relevantes para sua área e aproveite para dar aquela força ao currículo de graça”.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.