logo da fundação mudes

Sou Estudante

Estudante

Como funciona o home office? Dicas para estagiários e aprendizes

Estudantes

Da noite para o dia, a dinâmica do home office, ou trabalho remoto, passou de opção a exigência, devido à disseminação do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. Empresas e colaboradores estão tendo que se adaptar rapidamente à nova rotina, diante do cenário inédito. Se você tem dúvidas sobre essa atividade e quer saber as melhores práticas para manter a produtividade trabalhando de casa, fique atento às próximas dicas.

Primeiramente, é importante lembrar que estagiários e aprendizes podem fazer home office. A nota técnica divulgada pelo Ministério Público do Trabalho, no dia 18 de março, recomendou a interrupção das atividades presenciais de estágio e programa de aprendizagem, substituindo por atividades remotas, desde que a empresa assegure a seus estagiários e aprendizes a adequada estrutura de tecnologia de informação e de supervisão das tarefas, com o cumprimento da carga horária e das funções previstas no contrato.

 

Veja a seguir o manual de boas práticas do home office

 

1. Verifique se tem as condições necessárias para o trabalho

Para que você possa desempenhar todas as suas atividades, assim como faria no ambiente de trabalho, é preciso que tenha à sua disposição todas as ferramentas da empresa, de acordo com a sua atuação. Isso vale para equipamentos, softwares e outros meios importantes, como celular, computador, papéis e tintas para impressão, por exemplo.

Se você não contar com os recursos fundamentais para o trabalho remoto, a empresa deve fornecer as condições necessárias. Ambos também podem fazer acordo sobre quem arcará com os custos extras de infraestrutura, como luz, telefone e internet.

Muitas empresas não estão preparadas para ter todos os funcionários realizando suas atividades remotamente e podem não conseguir oferecer todos os recursos. Então, tenha bom senso e verifique junto ao gestor a possibilidade de dispensar algo que não seja realmente necessário utilizar no dia a dia.

 

2. Alinhe exigências e padrões de conduta junto ao gestor

Primeiramente, estabeleçam juntos um plano de trabalho. Questione seu gestor sobre expectativas, prazos e espaço para dúvidas. Verifique como será feita a comunicação durante o trabalho remoto e em quais momentos ela poderá acontecer.

Caso a empresa não tenha um regimento interno com itens de etiqueta digital, evite exageros, como e-mails, mensagens e telefonemas desnecessários. Adote a mesma conduta que teria no ambiente presencial, seja ele mais sério ou descontraído.

 

3. Separe um espaço específico como local de trabalho

Ter um ambiente específico para trabalhar é muito importante, pois fará você lembrar de que ali deve cumprir com as suas responsabilidades profissionais. Escolha um lugar tranquilo, com boa ventilação e iluminação. Evite fazer o trabalho da cama e do sofá, o ideal é usar mesa e cadeira que possibilitem a você manter uma boa postura.

 

4. Programe sua rotina em casa e tenha disciplina

Para o home office dar certo, a pessoa precisa ter muita organização. O ideal é programar-se e estabelecer uma rotina para ter controle das suas atividades. Defina horários determinados para acordar, fazer as refeições e cumprir com as atividades do trabalho.

Se a sua empresa não realiza o controle de ponto, mesmo assim, evite trabalhar em horários muito diferentes do que está acostumado. Além de criar um hábito, é importante estar disponível no horário normal de trabalho, caso você precise tirar dúvidas ou alguém venha a entrar em contato com você.

Tire o pijama e vista roupas adequadas, pois ajuda a afastar a preguiça e o deixa preparado para uma eventual videoconferência. Além disso, não se deixe levar pelas distrações da casa, como televisão e celular, que funcionam como tentações poderosas em atrapalhar a produtividade.

Caso tenha filhos, coloque-os para fazer atividades que os mantenham entretidos. Se há outras pessoas convivendo com você, deixe claros os momentos em que não estará disponível para interagir, a fim de evitar interrupções.

 

5. Estabeleça uma lista de prioridades e metas diárias

Independente de estar em casa ou no escritório, há trabalho a ser feito, então evite procrastinar e cumpra com as suas atividades no devido tempo.

Uma ótima forma de manter o foco, realizando entregas no prazo, é por meio de listas. Planeje a agenda do dia e ordene suas atividades de acordo para a prioridade, lembrando de deixar espaço para aquelas imprevisíveis, caso elas surjam com frequência. Separe momentos específicos também para ler e-mails e mensagens, pois checá-las a todo momento pode ser fonte de distração.

Ao fim do expediente, verifique as metas que foram atingidas e as que não foram, pois isso funciona como uma boa medida para saber se você está sendo produtivo ou não. Faça ajustes no planejamento para evitar pendências e repetir erros na organização das atividades no dia seguinte.

 

6. Cuide da qualidade de vida

Da mesma forma que a atividade home office pode ser uma armadilha para os procrastinadores, também pode ser para os “workaholics” – aquelas pessoas viciadas em trabalho. Caso não apareça nenhum imprevisto que o exija a passar do horário, cumpra com a carga horária combinada previamente. Tenha também metas realistas e comunique ao gestor caso encontre dificuldade em entregar os resultados no prazo estipulado.

Faça pequenas pausas para descansar os olhos, esticar as pernas, caminhar pela casa e beber um pouco d’água. Se feitas rapidamente e em momentos estratégicos da agenda, podem ajudá-lo a voltar com concentração total nas atividades e aumentar ainda mais o ritmo de trabalho.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.