Empresas sustentáveis são aquelas que se preocupam com os possíveis impactos de sua atuação no meio ambiente e trabalham de forma ética para contribuir com a preservação e sustentabilidade dos recursos naturais
Quando falamos em sustentabilidade, algumas ações devem ser tomadas para diminuir os danos causados à natureza. Muitas corporações já vêm adotando maneiras de minimizar esses impactos, balizando sua atuação em práticas sustentáveis preventivas; ou seja, antes de iniciar algum plano ou trabalho, a empresa analisa de que forma poderá afetar o meio ambiente.
A organização precisar seguir à risca seu código de ética, colaborar para a promoção de um meio ambiente saudável, sem esgotar os recursos naturais disponíveis, usando-os de maneira racional, visando ao bem-estar da atual e das futuras gerações.
Cada vez mais, as pessoas estão repensando o seu papel na sociedade e a sua forma de consumir, buscando empresas ambientalmente sustentáveis. Aquelas que não se alinharem a esta mudança de comportamento, perderão espaço no mercado.
Vantagens de ser uma empresa sustentável:
- Diminuição de custos;
- Motivação para os colaboradores;
- Preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;
- Crescimento da organização;
- Marketing positivo.
Como as empresas podem ser sustentáveis?
Há várias maneiras de se tornar uma empresa sustentável, mas é importante colocar as ações em prática, não apenas dizer que apoia a causa.
Recursos naturais
Conheça o seu negócio! Empresas que se importam vão querer saber como suas práticas impactam o meio ambiente. Para isso, é preciso analisar os recursos utilizados. Dessa forma, poderá adequar os insumos extraídos da natureza às suas reais necessidades de produção, inclusive substituindo-os.
Para que isso se efetive, cada setor da organização deve avaliar sua participação em toda a cadeia de produção e de que forma pode estar impactando na fauna e flora.
Motive a sua equipe
A sustentabilidade deve começar de dentro para fora! A melhor forma é apresentar aos colaboradores quais são os valores éticos que a empresa visa e acredita.
Faça campanhas internas de marketing para motivar os funcionários a seguir uma cultura organizacional sustentável.
Crie campanhas sustentáveis para seu público
Criar campanhas sustentáveis que motivem e engajem pode ser uma ótima forma de educar e alertar o público quanto ao assunto. É uma oportunidade para mostrar que a empresa está preocupada com a causa ambiental e está fazendo da sua organização um lugar mais sustentável, que utiliza os recursos naturais conscientemente.
Mas atenção! Essa ação deve ser verdadeira. Não adianta fazer campanha se a empresa não segue aquilo que diz.
Reduza o consumo de energia
Hoje em dia, os custos de energia elétrica são muitos altos. Economizar, além de ser uma ótima forma de começar a diminuir o consumo excessivo, ainda contribui para a preservação das hidrelétricas.
A empresa ainda pode optar por comprar energia de acordo com as demandas, ou seja, quando for necessário.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.