logo da fundação mudes

Sou Estudante

Quem somos

“Agenda 2030” da ONU propõe metas desafiadoras para o Brasil

Canal Mudes

A “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas (ONU) é um plano de ação global que estabelece 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em 169 metas. Ela foi instituída em 2015 pelos 193 estados-membros da ONU para acabar com a pobreza e promover vida digna a todos; proteger o meio ambiente e o clima; e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade. 

 

As metas e os objetivos estabelecidos até 2030 são ambiciosos e integrados, abrangendo as três dimensões do desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômica), visando ao bem-estar da atual e das futuras gerações. Este desafio pode ser colocado em prática por todos os atores sociais – cidadãos, governos, sociedade civil e setor privado. 

 

O compromisso de seguir a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, todavia, não é uma tarefa nada fácil para o Brasil. Segundo dados do V Relatório Luz – documento elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (formado por 57 organizações e fóruns de todo o país) –, é preocupante a situação do Brasil quanto ao atingimento dos 17 objetivos e das suas 169 metas. 

 

O estudo, realizado por 106 especialistas das mais diferentes áreas, aponta que 92 metas (54,4%) apresentaram retrocesso; 27 (16%) estagnaram; 21 (12,4%) estão ameaçadas; 13 (7,7%) estão em progresso insuficiente; e 15 (8,9%) não dispõem de informação necessária. 

 

 

O relatório classificou o Brasil como um país “em retrocesso acelerado” e cita, ainda, a destruição de direitos sociais, ambientais e econômicos; assim como dos direitos civis e políticos conquistados nas últimas décadas. 

 

A Fundação Mudes manifesta seu apoio e compromisso em contribuir com a mudança do cenário atual, mantendo-se alinhada às ações propostas pela ONU, promovendo atividades e projetos sociais para jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. 

 

A Fundação Mudes é parceira desta causa

Como instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, detentora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), a Fundação Mudes manifesta seu apoio e compromisso em contribuir com a mudança do cenário atual, mantendo-se alinhada às ações propostas pela ONU, promovendo atividades e projetos sociais para jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.

Nossa atuação está pautada na integração de jovens no mundo do trabalho em prol do desenvolvimento econômico e social do país, atendendo aos critérios da meta 8 (trabalho decente e crescimento econômico); promoção de atividades e projetos sociais para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, visando à meta 4 (educação de qualidade); inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, legitimando a meta 10 (redução das desigualdades); realização de eventos de conscientização sobre meio ambiente sustentável, em consonância com a meta 13 (ação contra a mudança global do clima); estabelecimento de parcerias com outras instituições, a fim de implementar projetos sociais – meta 17 (parcerias e meios de implementação); acompanhamento de perto das mudanças legislativas que causam impacto à geração de oportunidades aos jovens, cobrando um efetivo posicionamento dos parlamentares – meta 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

 

Para conhecer detalhes dos objetivos e das metas da “Agenda 2030”, clique aqui e acesse o site da ONU. 

 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.