Candidato, Empresa
ou Instituição de Ensino:
Logo 3.1

Por que os funcionários pedem demissão?

Empresas

Levantamento da LCA Consultores, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou recorde nos pedidos de demissão nos últimos 12 meses 

 

O país registrou 6,467 milhões de pedidos de demissão entre julho de 2021 e julho deste ano, correspondendo a 32,4% dos desligamentos no período (19,984 milhões). Isto é, o índice representa que 1 a cada 3 demissões foi voluntária. 

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, mesmo com a alta taxa de desemprego verificada no terceiro trimestre de 2022 (9,5 milhões de trabalhadores – 8,7%), em agosto, por exemplo, 632 mil funcionários pediram demissão dentre cerca de 1,7 milhão de desligamentos no país. 

 

As informações revelam uma combinação de motivos que acarretam a decisão do funcionário em pedir demissão em busca de uma oportunidade mais atrativa, como: baixa remuneração, sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento, desmotivação, ambiente tóxico, pouca oferta de benefícios, priorização da saúde mental e da qualidade de vida. 

 

Como mudar este cenário? 

Baixa remuneração e falta de reconhecimento são os pilares que fundamentam a vontade de o funcionário pedir demissão. Do ponto de vista da empresa, reter talentos é fundamental, visto que reduz custos com desligamentos, novas contratações e diminui o turnover (taxa de rotatividade de colaboradores). 

 

Para engajar os colaboradores e evitar pedidos de demissão em massa, é imprescindível focar no capital humano, isto é, em capacitação, remuneração e benefícios atrativos; estabelecer plano de cargos e salários efetivo; oferecer feedbacks; proporcionar diálogo aberto e um ambiente corporativo que favoreça à saúde mental do trabalhador. 

 

Cuidados como estes serão determinantes para que o colaborador “vista a camisa” e decida permanecer na empresa.

Aproveite o período e solicite a abertura de novas vagas para a sua empresa.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149/98669-0848

WhatsApp: (21) 3094-1149

E-mail: comercial@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.