WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Direitos dos Estagiários que toda empresa deve conhecer

Empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Para realizar uma contratação de estagiário de forma legal é fundamental que toda empresa conheça e fique atenta aos direitos dos estagiários. Vale ressaltar que esta contratação não é regida pela CLT, mas sim pela Lei de Estágio nº 11.788/08, que instituiu  a relação de direitos e deveres das partes: Empresa ou Profissional liberal contratante, Instituição de Ensino e Estagiários. Como a Lei do Estágio impõe condições na celebração do estágio, listamos os pontos mais importantes da legislação sobre os direitos dos estagiários. Confira:

Contratação de estagiário: Direitos dos Estagiários 

Duração do Estágio

A contratação de estagiário deve seguir a legislação vigente que limita o período de estágio a no máximo 2 anos em uma mesma empresa (com exceção de estudantes portadores de deficiência).

Recesso Remunerado 

Todo estagiário tem direito a 30 dias de recesso remunerado sempre que o estagiário tenha duração igual ou superior a 1 ano na mesma empresa. É recomendável que esse período coincida com as férias escolares.

Nos casos em que esse período for inferior, caberá a empresa conceder este recesso de forma proporcional ao tempo de serviço prestado.

Jornada de Estágio

A carga-horária é de 30 horas semanais e 6 horas diárias para estudantes do ensino médio, técnico ou superior. Para alunos da educação especial essa limitação é de 20 horas semanais.

Outro ponto que deve ser observado na lei, é que a carga horária do estagiário deverá ser reduzida pela metade nos períodos de avaliação na instituição de ensino, para assim, garantir o bom desempenho do estudante. Fique atento a esse tópico para a contratação de estagiários.

Remuneração

No caso dos estágios obrigatórios, que são fundamentais para a aprovação no curso e a obtenção do diploma, a remuneração é facultativa. Se o estágio não for obrigatório, entretanto, é imprescindível o aluno receber por suas funções. Neste caso, o estudante poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação, a qual venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão.

Seguro contra acidentes pessoais

Para realizar a contratação de estagiário, todos os estagiários devem possuir seguro contra acidentes pessoais contratados pelas empresas ou agente de integração, como ocorre quando a instituição solicita convênio com a Fundação Mudes, com cobertura enquanto durar o estágio. O valor da indenização do seguro deve ser compatível com os valores de mercado.

Supervisão

Obrigatoriamente, o estagiário deve possuir um supervisor. Cabe ao mesmo orientar e supervisionar o estagiário em suas atividades, além de realizar uma avaliação semestral do estágio. Também é válido ressaltar que cada supervisor pode supervisionar no máximo dez estagiários ao mesmo tempo.

Aproveite o período e solicite a abertura de novas vagas para a sua empresa.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149/98669-0848

WhatsApp: (21) 3094-1149

E-mail: comercial@mudes.org.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.