Um dos papeis fundamentais das instituições de ensino é preparar os jovens para o futuro. O mercado de trabalho ao longo dos nos passou por transformações e os estudantes devem estar cientes do que devem esperar.
Para começar a chegada da tecnologia trouxe inúmeras possibilidades de atuação em diversas áreas que antes não existiam. Com isso, novas profissões e ferramentas de trabalho surgiram no intuito de sanar novas necessidades que vieram com a era digital.
A competitividade no mercado de trabalho também é um fato muito importante, quanto mais capacitado o jovem estiver maiores chances terá de conseguir uma vaga.
Com isso, as escolas devem contribuir não só com a formação, mas também no desenvolvimento profissional dos estudantes, uma vez que preparar os jovens para ter sucesso no mercado de trabalho é uma tarefa que também é voltada para os profissionais da educação.
Separamos algumas dicas que as escolas podem implementar e que são essenciais para auxiliar os estudantes nessa jornada, como:
– Palestras sobre o mercado de trabalho;
– Feiras de profissões;
– Visitas a faculdades;
– Cursos de informática, pacote office e outros;
– Desenvolver a criatividade e comunicação;
– Divulgações de oportunidade para jovem aprendiz.
Dessa forma, levar esse assunto para a sala de aula é uma ótima maneira de tirar as dúvidas e instruir os jovens através da capacitação para o mundo do trabalho e sucesso no futuro.
Leia também: Desafios da educação empreendedora: como as instituições podem ajudar?