O trabalho realizado por estagiários a cada dia mais se faz importante não somente para o bom desenvolvimento das empresas, mas também para os custos financeiros das organizações
O entusiasmo e a perspicácia dos jovens estudantes em colocar em prática todo o aprendizado teórico visto durante as aulas na faculdade, faz destes futuros profissionais um dos colaboradores mais benquistos pelo mundo corporativo. E você empresário, sabe a importância de ter estagiários atuando na sua empresa? Os benefícios vão muito além do low cost, ou traduzido para o português, o baixo custo. Confira:
- A empresa antevê a criação de um quadro corporativo qualificado;
- Descoberta de talentos sem manias previamente adquiridos;
- Renovação e acompanhamento de avanços tecnológicos;
- Eficiência do setor de recrutamento e seleção pelo formato simplificado de contratação;
- Isenção de encargos sociais e trabalhistas consequente da não vinculação empregatícia;
- Papel social em dia uma vez que auxilia na formação de novos talentos; e
- Reconhecimento social no mundo corporativo perante a outras empresas e até mesmo aos clientes.
É importante reforçar a premissa de que a prática do estágio não deve ser vista como aplicação de mão de obra barata (precarizada) a ser utilizada nas empresas. A legislação de estágio em vigor, Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, apresenta base jurídica para que o estágio permaneça vinculado ao processo educativo. A aplicação da norma legal, o conhecimento de suas implicações e a gestão adequada do estágio, por parte das instituições educacionais, ajudará a evitar que esta atividade curricular se torne uma forma de precarização nas relações de trabalho.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre a Fundação Mudes!