Programa de Estágio – Por que é importante sua empresa aderir?

Empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Conheça as vantagens que um Programa de Estágio pode trazer para sua empresa. Entenda quais os benefícios o programa pode trazer para a sua empresa.

 

Implementar um Programa de Estágio representa uma oportunidade de crescimento profissional para o estagiário, além de uma estratégia decisiva no que diz respeito ao desenvolvimento da empresa. Trata-se de uma relação com benefícios para as duas partes.

Quer entender melhor quais as reais vantagens que um Programa de Estágio pode trazer para a sua empresa? Veja a seguir:

O que é um Programa de Estágio?

O Programa de Estágio é um conjunto de atividades desenvolvidas nas empresas, a fim de possibilitar a formação de profissionais qualificados. Todo processo deve ser regulamentado pela Lei do Estágio 11788/2008.Inclusive,em seu artigo primeiro, a legislação define o estágio como “um ato educativo escolar” que visa à preparação para o trabalho produtivo.

Um dos objetivos do Programa de Estágio é identificar talentos, contribuindo para que eles desenvolvam suas carreiras com sucesso e também agreguem valor a empresa.

Contratar jovens talentos significa, entre outros benefícios, agregar novas habilidades e diferentes perspectivas para executar tarefas. Além disso, o estudante tem em sua instituição de ensino o respaldo de um corpo docente qualificado para orientar uma visão macro dos desafios.

Isso, muitas vezes, habilita o jovem a identificar problemas ou deficiências que possam passar despercebidas aos olhos dos colaboradores mais antigos.

Quais são as vantagens de contratar um estagiário?

1. Renovação da empresa 

Normalmente mais jovens que os demais funcionários, os estudantes podem acrescentar bastante na criação de novos produtos ou até mesmo motivar o restante da equipe pela troca de experiências entre ensinamentos da sala de aula e a vivência de mercado dos colegas como, por exemplo, novas tecnologias, segmentos do mercado, fornecedores, matéria-prima ou até mesmo outras estratégias que busquem a sustentabilidade, eficiência e economia.

Assim, os estagiários podem fazer com que as empresas se tornem melhores, mais produtivas, menos custosas e mais eficientes.

2. Buscam crescer 

Como o estágio é em muitos casos primeira experiência profissional, os estudantes tendem a explorar melhor suas habilidades para mostrar bons resultados e destacar em suas tarefas para crescer dentro da empresa. E isso impulsiona também o crescimento dos negócios.

3. Vontade de aprender 

Seja no ensino médio, técnico ou superior, todo o conteúdo absorvido em sala de aula é colocado em prática durante o estágio. Mais do que isso, os estagiários têm interesse em conhecer toda a rotina da empresa e aplicar seu conhecimento teórico no dia a dia de trabalho.

4. Custos 

Em função da atual situação econômica, algumas empresas reduziram o quadro de funcionários que segundo a CLT, implicam em custos altos às instituições com contribuições trabalhistas e previdenciárias a serem pagas. Do outro lado, a contratação de estagiários requer menos investimento em pessoal.

Sem vínculo empregatício e com bolsas-auxílio, cujo valor é determinado pela empresa, o estagiário é menos oneroso para a folha.

5. Segurança ao contratar

Com contratação totalmente dentro da Lei 11788/2008, o estagiário não representa representa riscos jurídicos ou trabalhistas (uma vez que se siga o previsto no contrato de estágio – TCE). A exigência por acompanhamento supervisionado também condiciona a empresa a aferir de perto o rendimento do jovem profissional, o que é sempre uma garantia de que os resultados obtidos estão sendo satisfatórios.

Como montar um Programa de Estágio?

Um tarefa importante para estruturar um Programa de Estágio é definir, dentro da área de Recursos Humanos da empresa, o profissional que será responsável pelo estagiário, definindo quem será seu gestor.

No período de estágio desenvolvido na empresa são exigidos relatórios que avaliam o desempenho do estagiário. Normalmente essas avaliações devem ser entregues em um intervalo de seis meses, conforme a Lei, para que seja acompanhado se o estudante está realizando atividades envolvidas ao seu curso e se a instituição está satisfeita com seus trabalhos.

Estabeleça o perfil do estagiário desejado 

Estabelecer o perfil do estagiário que se deseja contratar é outro fator essencial. A formação do profissional é um dos pontos a ser considerado, de acordo com as atividades e o negócio da empresa. A meta é a contratação de pessoas provenientes do ensino médio ou que cursam o nível superior? Qual a área de formação necessária?

Não se esqueça de levar em conta, ainda, outros aspectos, como o alinhamento à cultura da organização. Embora o estágio não seja uma vaga de emprego como as outras, é importante que as premissas que regem as demais contratações sejam consideradas no recrutamento e na seleção dos estagiários.

Integre os estagiários à empresa 

Após realizar a contratação, é importante que o estagiário seja recebido e integrado na empresa. Nesse aspecto, não deve existir diferenciação entre ele e os funcionários efetivos. É importante que o novo estagiário conheça os projetos em desenvolvimento na companhia e compreenda qual será seu papel na estrutura da organização.

Valorize as habilidades do estagiário

Por ser um colaborador com bastante potencial e em qualificação – com a oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos à prática do mercado – é importante valorizar as atividades que desempenham.  Utilizá-los para tirar cópias ou entregar documentos, por exemplo, pode ser um desperdício. É preciso valorizar suas habilidades.

Qual papel do Agente de Integração no Programa de Estágio

O agente de integração atua como auxiliar no processo de aperfeiçoamento do estágio sendo responsável pela interlocução entre empresas, instituições de ensino e estudantes. A Fundação Mudes fica encarregada de toda a documentação necessária, pagamento de seguro, assim como a divulgação das vagas, recrutamento e seleção de candidatos e manutenção do contrato do estágio.

Por meio da parceira com a Fundação Mudes a empresa pode garantir:

 Atendimento às exigências da Lei do Estágio,

 Viabilização de todas as formalizações jurídicas necessárias,

 Orientação sobre as obrigações técnicas e legais do estágio,

 Celebração do convênio com as instituições de ensino,

 Realização do seguro contra acidentes obrigatório para os estudantes,

 Entre outros.

Aproveite o período e solicite a abertura de novas vagas para a sua empresa.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149/98669-0848

WhatsApp: (21) 3094-1149

E-mail: comercial@mudes.org.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.