Ações devem ser tomadas para diminuir o aquecimento do planeta. Para o secretário-geral das Nações Unidas António Guterres, o coração da crise climática se encontra na indústria de combustíveis fósseis.
Guterres disse que os países devem “deixar o petróleo, o carvão e o gás no solo, onde pertencem”, ainda afirmou que as empresas devem adotar energia limpa.
O secretário-geral mostrou um levantamento, enfatizando que no ano passado a indústria de petróleo e gás teve um ganho de R$ 4 trilhões de reais, enquanto para cada dólar gasto em perfuração, somente 4 centavos foram destinados a produção de energia limpa.
Para Guterres isso revela o descaso das indústrias com o futuro e ainda afirma que o cenário é de retrocesso, uma vez que o mundo deveria estar empenhado em acelerar ações que previnam o aquecimento global.
Para cortar a emissão de carbono em 45% até 2030, o secretário propôs o Pacto Climático Solidário e uma Agenda de Aceleração. O documento pede o fim do financiamento em energia baseada em carvão. Além de pedir que os governos não licenciem e financiem explorações de petróleo e carvão.
Fonte: ONU News
Leia também: Agência da ONU adverte que “ciclo de vida do plástico” precisa ser repensado