O secretário-geral da ONU, António Guterres, falou sobre o “Tratado do Alto Mar”, que prevê a conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha além da jurisdição nacional.
Para ele, “conquista histórica” traz uma nova vida aos oceanos. O secretário ainda pediu aos Estados-membros para não poupar esforços de garantir que o texto entre em vigor.
O presidente da Assembleia Geral da ONU, Csaba Korosi, também falou sobre o Tratado. Ele acredita que o documento possa garantir a preservação dos oceanos para as próximas gerações.
Aprovado em março deste ano, o texto define um marco legal para aumentar as faixas de proteção ambiental em águas internacionais.
O acordo entrará em vigor após a retificação de 60 países. O presidente afirma que o documento apresenta soluções para proteger o meio ambiente, em conjunto com a Agenda 2030, com o objetivo de Desenvolvimento sustentável 14.
Além disso, destacou que o acordo felicitou a determinação em levar a proteção dos oceanos, planetas e pessoas a diante, aos Estados-membros.
Fonte: ONU News