Jovens brasileiros citam violência e mudança climática como grandes desafios

Notícias

No fechamento do maior Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), representantes e funcionários de alto nível do governo e da ONU enfatizaram o papel vital dos jovens na política e na tomada de decisões. 

  

Os participantes destacaram a necessidade de mais envolvimento da juventude em questões intergovernamentais, particularmente, a próxima Cúpula sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

  

Juventude no Brasil 

A ONU News conversou com o secretário nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, Ronald Santos. Ele afirmou que o país está em um processo de construção de políticas públicas para atingir as metas globais. 

  

É fundamental nós conseguimos fazer com que a nossa juventude tenha acesso à dignidade, acesso a emprego, acesso à renda e sobretudo, ao direito de viver, ao direito a ter felicidade. E essa é a mensagem que nós temos trazido: o fim da violência de gênero, o fim do racismo e de todo tipo de preconceito, a possibilidade de estarmos vivos como nós somos e a preservação do nosso meio ambiente. 

  

Para Ronald Santos, um dos principais desafios que a juventude brasileira enfrenta, atualmente, especialmente entre os jovens negros, é a violência. Ele explica que há planos de ampliar o acesso à conectividade e aumentar oportunidades de emprego para reverter a situação. 

  

O grande desafio de fazer com que a juventude, especialmente a juventude negra, permaneça viva.  Nós temos um alto índice de mortes violentas de jovens negros e que precisa ser enfrentado. […] Temos a necessidade de promover acesso aos direitos básicos hoje negados, em especial nas periferias das grandes cidades e no campo, nas florestas, nas comunidades ribeirinhas. E como nós vamos fazer? Ampliando o acesso à internet e a conectividade e possibilitando, por exemplo, que eles tenham uma cesta de direitos para poder acessar serviços fundamentais, gerando emprego, qualidade de vida e gerando oportunidades para nossa juventude. 

  

Meio ambiente 

Para o subsecretário da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Artur Sampaio, as gerações mais jovens devem se levantar contra as mudanças climáticas e participar do debate ambiental. 

  

É importantíssimo pensar esta geração como a geração que precisa se levantar contra as mudanças climáticas, o aquecimento global e contra todas as mazelas que trazem as tragédias climáticas que existem no mundo. Então, a gestão política, muito efetiva e penetrante de educação ambiental nas comunidades, na cidade do Rio de Janeiro, com uma construção de geração para que existam jovens nesses espaços em termos de espaço, consigam ir conferência e estar no espaço do debate ambiental. 

  

Artur Sampaio afirma que o governo municipal tem buscado implementar uma política integrada, que transforme os jovens em líderes climáticos em suas comunidades. 

  

Liderança jovem 

A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, enfatizou que os jovens têm energia, criatividade, visão e motivação para assumir a liderança. 

  

Ela defende que, para virar a maré da preocupante realidade de hoje, os 1,9 bilhão de jovens do mundo poderiam atuar como portadores da tocha da mudança. 

  

FONTE: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.