logo da fundação mudes

Sou Estudante

Instituições

Inadimplência durante a pandemia

Instituições de Ensino

A inadimplência escolar é um problema recorrente para muitos gestores. Porém, com o agravamento da instabilidade financeira provocada pela pandemia, o transtorno se tornou ainda maior 

 

Para reduzir o número de inadimplentes, os administradores devem adotar mecanismos que simplifiquem e facilite o método de cobranças, além de manter sempre um bom diálogo fortalecendo a comunicação com o aluno e seus familiares. 

 

Nem sempre a inadimplência escolar está totalmente relacionada à família ou aos responsáveis pelos estudantes. Falhas na gestão escolar, como falta de políticas de cobrança bem estabelecidas e gestão financeira ineficiente, podem gerar inadimplência por parte dos alunos. 

 

Como evitar: 

 

  • Tenha processos internos bem definidos: a forma de contato, os métodos de pagamento, os avisos de atraso, a possibilidade de acordos, etc. 

 

  • Tenha familiaridade com a situação financeira da instituição, acompanhando diariamente o histórico de inadimplência e os relatórios. 

 

  • Você pode criar descontos progressivos ou benefícios na próxima matrícula para as pessoas que fizerem o pagamento da mensalidade em dia. 

 

Clique aqui e tenha acesso a outros conteúdos! 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.