Quem somos

Assuntos que podem ser abordados nas escolas

Canal Mudes

A escola desempenha um papel fundamental na educação e pode ser um lugar ideal para se abordar diferentes temas

Passamos boa parte da nossa vida dentro da escola. Ela é responsável por ensinamentos que vão além das disciplinas curriculares. 

 

A instituição de ensino é um lugar formador de cidadãos, e abordar temas que visem ao crescimento pessoal e que estimulem o pensamento crítico e reflexivo sobre a sociedade pode ser um bom meio de se conscientizar e preparar os alunos para o mundo. 

 

A sociedade está em constante mudança, sendo fundamental trazer novas discussões e conteúdos inovadores que ajudem e contribuam para uma educação completa, não só dentro da sala, mas também fora dela.   

 

Pensando nisso, separamos algumas discussões que podem ser abordadas em sala de aula:    

   

Responsabilidade social e ética    

A responsabilidade social está relacionada com a educação e o modo de viver em sociedade. É importante incentivar os alunos à prática de ações de responsabilidade social. As escolas devem reforçar o quanto é necessário definir atos que melhorem o meio ambiente e a comunidade. 

Já a ética é um conjunto de regras morais pelas quais uma sociedade deve seguir, a fim de viver em harmonia. Discutir sobre ética em sala é uma ótima oportunidade de mostrar para os alunos diferentes aspectos da ética na sociedade.    

   

Inclusão social   

Trazer temas sobre a inclusão social é de extrema importância para que os alunos entendam o que é e como ela pode ser feita dentro do ambiente escolar. Assim, os estudantes poderão compreender que cada vez mais as pessoas com deficiência estão conquistando seu espaço na sociedade e que a deficiência não as define. 

Promover a inclusão social nas escolas deve ser importante tanto para os alunos quanto para a escola.    

   

Cuidados com a saúde física e mental    

Saúde e bem-estar são temas fundamentais para serem abordados. A escola pode trazer um profissional da área da Saúde para dar palestras, com temas voltados para os cuidados com a saúde e a necessidade de fazer exames anualmente. 

 

É necessário abordar temas que conscientizem os alunos sobre a importância do uso de métodos contraceptivos para prevenir a gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis. 

 

Além disso, é significativo conversar sobre saúde mental e seus sintomas, e a necessidade de se procurar profissionais capacitados para tratamento de doenças, como ansiedade e depressão. 

 

É papel da escola, em conjunto com os pais, conscientizar crianças e adolescentes sobre a responsabilidade de cuidar da saúde.    

   

Carreiras e profissões   

Carreiras e profissões também são temas necessários, pois muitas são as dúvidas dos adolescentes do ensino médio, que estão em anos decisivos (vestibular e Enem). 

 

Além disso, os docentes podem orientar e conversar com os alunos, a fim de ajudá-los com relação à escolha da profissão. Assim, entenderão que não estão sozinhos, pois o período de provas/vestibulares pode ser bem desgastante mental e fisicamente. 

  

Diversidade e tolerância   

A diversidade é um tema muito falado hoje em dia, por isso, não poderia ficar fora da sala de aula. Abordar a diversidade é mostrar que a escola se importa com a causa e quer orientar os alunos, visto que é na escola que eles irão socializar e perceber que existem pessoas diferentes, seja pela orientação sexual, crença, cor da pele, cultura. É necessário que os alunos entendam que para um bom convívio em sociedade é fundamental ter respeito. 

 

A intolerância está intrinsecamente ligada a não saber lidar com a diversidade, questões pessoais do indivíduo (sexual, religiosa, etc.). Ao ter essas discussões em sala, o aluno pode compreender, desde cedo, que é preciso respeitar o próximo, uma vez que a sociedade é feita de diversidade e não cabe a intolerância dentro dela. 

 

Sendo assim, a escola é o lugar ideal para abordar essas questões, visto que os alunos vão conhecer e amadurecer ideias e pensamentos por intermédio de reflexões sobre o convívio na sociedade. Além de ajudar a desenvolver novos cidadãos, colabora para uma formação mais humana e ética.    

 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.