A importância do estímulo à leitura para os estudantes

Instituições de Ensino

A leitura é um dos hábitos mais eficazes para exercitar o cérebro, adquirir conhecimento, enriquecer o vocabulário, estimular a criatividade, dentre outros benefícios. É uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento da comunicação e cognição. 

 

Desde bem cedo, é fundamental que a leitura faça parte da rotina da criança. Os pais devem ler diariamente histórias infantis, deixar a criança manusear os livros, descobrir as cores, ver a grafia das palavras, os desenhos, entrar em contato com o mundo do faz de conta, criar suas próprias histórias. 

 

Crianças que crescem em famílias que estimulam a leitura aprimoram a sua capacidade cognitiva de maneira superior àquelas que não leem. O hábito de ler livros aumenta a concentração, o foco, facilita o aprendizado, a interpretação; isto é, permite enxergar o mundo por diferentes ângulos, amplia os horizontes. 

 

O incentivo deve ser contínuo e intensificado na trajetória escolar, com a leitura, por exemplo, dos clássicos da literatura e livros extraclasse. Desta forma, o jovem estudante vai cultivando o gosto pelos livros, e a vontade de ler se torna natural. 

 

Nunca é tarde para começar a ler, mas se você puder estimular a criança desde a primeira infância, os resultados serão muito benéficos.

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.