A importância do ensino híbrido

Canal Mudes

Um dos maiores desafios da atualidade, quando pensamos no cenário educacional, é incorporar a modernidade e inovação nas aulas

 

A área educacional foi uma das mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Com o distanciamento social imposto para evitar a proliferação do vírus, o ensino presencial foi substituído pelo ensino online.  

 

Atualmente, no cenário pós pandêmico, voltar ao ensino tradicional é quase impraticável. Os jovens estão cada vez mais conectados e ignorar essas mudanças trazidas pela tecnologia é irracional. Para impulsionar o aprendizado e evitar a evasão escolar, o ensino híbrido é visto como ideal, pois equilibra os melhores fatores de cada modelo, presencial e o virtual.  

 

O ensino híbrido permite que os alunos realizem atividades presenciais, facilitando o acesso de crianças e jovens baixa renda a educação. Já o ensino online, que incorpora as ferramentas tecnológicas se torna um atrativo para os alunos, além de deixar o ato educacional mais dinâmico, facilitando o aprendizado. 

 

Todos os modelos de ensino híbrido buscam desenvolver a autonomia dos alunos, que passam a ter mais liberdade para pesquisar os conteúdos e compartilhá-los com colegas e professores, fazendo com que eles sejam mais ativos na construção do conhecimento. 

 

Assim como acontece no ensino presencial, a escola deverá dispor de objetivos pedagógicos e métodos de realização para a prática do ensino híbrido. A instituição de ensino deve fornecer dispositivos móveis e internet de qualidade, ferramentas que são essenciais para a implementação dessa modalidade. 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.