Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, surgem novas ferramentas que auxiliam os estudantes em sua vida acadêmica.
O ChatGPT – chatbot de inteligência artificial, que escreve de forma humanizada, inclusive textos de redação –, é o ponto central de debates em escolas e universidades dos Estados Unidos por ser considerado um meio de os alunos “trapacearem” ao utilizar a tecnologia nos trabalhos escolares e acadêmicos.
O ChatGPT é treinado para interagir com os usuários em forma de diálogo, sendo capaz de criar respostas para diversas perguntas. A ferramenta também permite reformular textos já produzidos.
A grande discussão é que os alunos utilizam o mecanismo para plagiar trabalhos e não desenvolvem habilidades, pensamento crítico e resolução de problemas, que são peças-chave para a formação do estudante.
Proibir pode não ser o caminho mais certo, pois a plataforma é acessível a todos. É necessário utilizar a inteligência artificial de forma ética e responsável, como uma grande aliada, tanto no meio acadêmico quanto profissional.