Falta de cursos de qualificação afasta jovens do mundo do trabalho

Notícias

Um dos motivos para a dificuldade de inserção de jovens no mundo do trabalho é a falta de qualificação profissional e técnica, segundo avaliação da sociedade civil.   

  

Para chegar a essa conclusão, foram ouvidas 34 entidades que atuam na inclusão produtiva dos jovens por meio do estudo Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras. 

  

Dentre os entrevistados, 67,6% responderam que faltam oportunidades de qualificação e 58,8% acreditam que os cursos disponíveis não estão sintonizados com as vagas de trabalho existentes. 

  

A pesquisa revela, ainda, potencial para novas carreiras. A economia criativa, com atividades artísticas e culturais, é um eixo que pode ter crescimento no futuro. Profissões relacionadas com a Saúde também aparecem em evidência.   

  

Além disso, a economia digital — ligada à tecnologia (processamento de dados, programação, inteligência artificial, entre outros) —, pode ser uma possibilidade.   

  

De acordo com 76,4% das empresas, os jovens não estão informados sobre as possibilidades de carreiras e oportunidades que surgem, o que reflete em 82% das organizações, que reiteram que as empresas não conseguem contratar jovens com a qualificação necessária para as vagas.   

  

Parte desta realidade acontece devido às desigualdades sociais. Com isso, investir na educação pública é essencial. 

  

Fonte: Agência Brasil

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.