Identidade Jovem: O que é e como tirar a sua

Canal Mudes

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que disponibiliza diversos benefícios a brasileiros entre 15 e 29 anos em situação de baixa renda. 

Algumas das vantagens da ID Jovem são: acesso de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. 

 

Eu sou baixa renda? 

Bom, de acordo com o Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015, estabelece que os baixa renda são aqueles: 

“Art. 2º Para os efeitos deste Decreto, considera-se: 

I – jovem de baixa renda – pessoa com idade entre quinze e vinte e nove anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;” 

 

O que você vai precisar

Para tirar a Identidade Jovem você não precisa estar estudando, basta estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) há pelo menos dois anos, ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos e ter o número de Identificação Social (NIS) em mãos.  

Não sabe o seu NIS? Basta olhar na sua carteira de trabalho, cartão bolsa família, extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), no Cartão Cidadão ou através do site do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).  

 

Como emitir a ID Jovem 

Passo 1:

O primeiro passo é atualizar o seu cadastro no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para se cadastrar no programa Identidade Jovem. 

Passo 2:

Agora, basta se cadastrar no aplicativo IDJovem ou através do site.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.