logo da fundação mudes

Sou Estudante

Quem somos

Dia de combate ao preconceito do nanismo

Canal Mudes

Hoje, 25 de outubro, é o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo, a data foi estabelecida pela Lei nº 13.472, de 31 de julho de 2017 em seu artigo 1º 

 

Segundo a lei, o nanismo é um transtorno causado pela falta de crescimento, e resulta em pessoas de baixa estatura comparadas a outras de mesma idade e sexo. Existem no mundo mais de 200 tipos diferentes de nanismo e 80 subtipos, os 2 principais são o nanismo proporcional e o nanismo desproporcional.  

 

O nanismo proporcional se caracteriza em pessoas com partes do corpo menores que o comum; já o nanismo desproporcional é uma síndrome genética que impede o crescimento dos ossos longos, fazendo com que o corpo cresça de maneira desigual. 

 

A falta de acessibilidade nos meios de transportes e em locais comuns, como por exemplo, as escadas ou campainhas nos prédios, os banheiros públicos, os bancos da praça, o caixa eletrônico nas agências bancárias e o balcão de atendimento em uma lanchonete, são experiências desafiadoras enfrentadas diariamente por esse grupo de pessoas. 

 

Além disso, a silenciosa discriminação social representa um dificultador a mais para o acesso dessas pessoas ao mundo corporativo e para a convivência diária no mercado de trabalho. No acompanhamento feito pelo Censo Escolar publicado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), em 2020 mais de 108 mil escolas brasileiras foram classificadas dentro das exigências de dependências consideradas acessíveis, representando 60% das 180 mil escolas no Brasil. Ainda assim, é importante destacar que crianças e jovens com nanismo precisam de adaptações exclusivas.    

 

Tenha acesso a mais conteúdos como esse clicando aqui!

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.