Como se comunicar de forma assertiva no trabalho

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Se comunicar de maneira assertiva evita conflitos e demonstra desenvoltura e perspicácia na vida profissional e nas relações interpessoais 

 

A interação de forma proativa, clara e segura determina uma postura de comunicação assertiva. No mundo do trabalho essa postura demonstra responsabilidade e confiabilidade a seus colegas de trabalho e gestores. Informações equivocadas e mal-entendidos constantes podem resultar em muito desgaste, gerando graves consequências, como a perda da confiança profissional. 

 

Como ser assertivo? 

Para ser reconhecido por ter um discurso assertivo é necessário adotar uma postura empática, gentil e não-agressiva. Além de saber ouvir aos colegas de trabalho, ter clareza em suas palavras e cumprir com as tarefas que se compromete respeitando os prazos previamente estabelecidos. A proposta é criar um ambiente de diálogo e troca de ideias. 

 

Durante o processo de um perfil assertivo, é importante ter em mente uma palavra-chave:  autoconhecimento! Conhecer a si próprio é mais desafiador do que se pode imaginar, é um exercício diário que ao passo da evolução, é muito gratificante! 

 

A equipe Mudes preparou um check list exclusivo para você estudante, que busca a excelência profissional e uma comunicação segura e eficaz: 

 

Domine o assunto 

Se precisar falar sobre um tema específico, tenha bons argumentos para defender o seu ponto de vista. Se não puder responder a alguma pergunta, seja sincero e diga que buscará a resposta. 

 

Saiba ouvir 

Muitas vezes, é possível resolver uma situação conflituosa por meio da escuta ativa, já que algumas pessoas só querem ser ouvidas, enquanto outras não sabem se manifestar de maneira segura e precisam de ajuda. 

 

Seja empático 

 Se uma pessoa está sendo agressiva, será que é por que ela está insegura ou ansiosa? Independentemente da função que cumprem na empresa, todos merecem ser ouvidos. 

 

Escolha bem as palavras 

Sempre que possível, seja positivo e evite palavras ou expressões negativas. Suas ideias serão mais bem recebidas se você tiver uma postura construtiva mesmo diante de uma situação difícil. 

 

Observe a sua comunicação não-verbal 

 Ter uma presença confiante e ao mesmo tempo receptiva ajuda a criar uma conexão com os demais, e as pessoas se sentem mais seguras para conversar. 

 

A comunicação assertiva amplia o potencial comunicativo, reduz conflitos e frustações. Conte com a Fundação Mudes para apoiá-lo neste processo evolutivo. Clique aqui e acompanhe nossos posts. 

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