Carteirinha de estudante: quais são os benefícios?

Estudantes

A carteirinha de estudante é um documento usado para identificar o aluno pela instituição e garante benefícios estudantis, como a meia-entrada para eventos culturais. 

  

Os estudantes têm este direito em decorrência da Lei da Meia-Entrada (n° 12.933/2013), que garante descontos de 50% em ingressos para cinemas, esportes, museus, shows, musicais, circenses, educativos e muitos outros espaços.   

  

O benefício tem como objetivo dar oportunidades e agregar conhecimento a estudantes, sejam de instituições públicas ou privadas, fomentando a ida em locais que estimulem o pensamento reflexivo, auxiliando nos estudos e como modo de entretenimento.   

  

Para fazer a carteirinha de estudante, é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja fundamental, médio ou superior. O documento é válido para todos os estudantes de: 

  

  • Ensino infantil;   
  • Ensino fundamental;   
  • Ensino médio;   
  • Ensino superior;   
  • Pós-graduação.   

  

Geralmente, a instituição de ensino disponibiliza a carteirinha para os alunos matriculados, porém é possível pedir a sua pelo site da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

  

Estudantes de baixa renda têm o direito à carteirinha gratuitamente. Basta estar inscrito no ID Jovem, no Cadastro Único do governo federal e ter entre 15 e 29 anos, com renda familiar mensal de até dois salários-mínimos.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.