Sou Estudante

Estudante

Capacitismo: o mal que devemos combater!

Estudantes

Capacitismo é qualquer tipo de atitude que discrimina ou denota preconceito social contra pessoas com deficiência (PCDs), através de termos e expressões pejorativas que as classifiquem como inferiores a outras pessoas 

 

Apesar de ser um termo novo, esse problema está enraizado na nossa sociedade há muito tempo, seja por meio do bullying ou da super proteção. Termos como “retardado”, “aleijado”, “inválido”, e expressões do tipo “que mancada!”, “finge demência”, “não se faça de surdo”, refletem rótulos extremamente pejorativos, mesmo que utilizados sem a intenção de ofender uma pessoa. 

 

Confira algumas ações que podemos nos atentar no dia a dia para não sermos desrespeitosos: 

 

  • Pessoas que se admiram ao ver alguém com deficiência vivendo sua vida normalmente e fazem comentários como “ela vive a vida como se fosse normal”; 
  • Pessoas que ficam surpresas com a conclusão de curso de uma pessoa com deficiência; e 
  • Parabenização pela pessoa com deficiência ter feito alguma coisa “mesmo com essas condições”; 

 

A Lei de Cotas estabelece que empresas com 100 ou mais colaboradores preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. A reserva de vagas depende do número total de empregados de cada corporação. Clique aqui para ter acesso a outros posts! 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.