Como criar uma cultura inclusiva para as mães no mundo do trabalho?

Canal Mudes

É inegável que as mulheres conquistaram posições de grande destaque nos mais diversos segmentos da sociedade. São inúmeros os papéis e afazeres que elas desempenham simultaneamente: profissional, mãe, esposa etc. 

 

Com a chegada da maternidade, as responsabilidades, cobranças e os desafios se tornam ainda mais intensos. Muitas mulheres sentem na pele a pressão desta nova jornada e a dúvida dos outros com relação à sua capacidade de conciliar a vida pessoal e profissional. O preconceito e a resistência na hora de contratar uma profissional que já é mãe – ou até mesmo posicioná-la em cargos de liderança –, estão presentes de maneira muito acentuada nas empresas. Quanto menor for o filho, maior é a dificuldade de a mulher se manter empregada. 

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou o estudo “Estatísticas de Gênero – indicadores sociais das mulheres no Brasil” com informações fundamentais para a análise das condições de vida das mulheres no país. 

 

O indicador de ocupação entre 25 e 49 anos revela que a presença de crianças com até 3 anos de idade vivendo no domicílio é significativa na determinação da empregabilidade. Os dados mostram que 54,6% das mulheres com crianças nesta faixa estão empregadas; já a parcela ocupada que não tem filho neste grupo etário é superior (67,2%).

 

Com relação às mães negras ou pardas com crianças de até 3 anos de idade, a taxa de ocupação é ainda menor (49,7%); entre as mulheres brancas, a proporção é de 62,6%. O percentual de trabalhadoras negras ou pardas sem filhos nesta idade é de 63,0%; as brancas, 72,8%. 

 

A pesquisa evidencia desigualdades expressivas entre homens e mulheres. No que tange a este mesmo recorte, o nível de empregabilidade dos homens é muito superior – 89,2% (com crianças de até 3 anos de idade) e 83,4% (sem crianças de até 3 anos de idade). 

 

Outra situação muito preocupante é a perda do emprego imediatamente após o período de estabilidade garantido pela licença-maternidade (quatro meses). Estudo da Fundação Getúlio Vargas demonstrou que, após 24 meses, quase metade das mulheres que tirou licença-maternidade não está mais trabalhando, dado que repercute até mesmo 47 meses depois. A maior parte das demissões ocorre sem justa causa e por iniciativa do empregador. 

 

A psicóloga e diretora de RH, Thana Mondego (especialista em Gestão de Pessoas), enumera ações que as empresas podem adotar para minimizar as disparidades entre os gêneros e promover uma cultura inclusiva para a funcionária mãe no ambiente corporativo: 

  • O processo de escuta ativa às mulheres e mães deve ser constante. Os melhores líderes perguntam o que elas precisam para terem sucesso; 
  • Avaliar cultura, valores, hábitos, linguagens, normas e comportamentos, principalmente, das lideranças. Focar na quantidade de mulheres na empresa e na liderança, como são vistas e tratadas, se há receio de engravidarem e serem desligadas no retorno da licença, e como é feito o acolhimento dessas mulheres neste retorno;
  • Banheiros apropriados (incluindo uma sala de aleitamento ou ordenha para as lactantes), tolerância zero para todas as formas de violência contra a mulher, planos de saúde alinhados às suas necessidades, planos de carreira flexíveis, programas de capacitação para as mulheres etc.;
  • Vagas afirmativas para mulheres, considerando a seleção de gestantes. Plano de carreira igualitário entre homens e mulheres. Ter mais mulheres nas equipes de trabalho e equilíbrio de gênero na liderança melhora a produtividade, os resultados das empresas e a economia em geral;
  • Trabalho remoto. As empresas poderão ter suas funcionárias, mães recentes, muito mais motivadas e engajadas se puderem permanecer mais próximas aos seus bebês enquanto trabalham, aumentando, assim, o vínculo afetivo e o tempo do aleitamento (tão importante nesta fase da vida). 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.