Quem somos

Bossware e ética no trabalho  

Canal Mudes

Bosswares são softwares utilizados por empregadores para monitorar as atividades de funcionários durante as horas de trabalho. O nome dos programas provém da junção das palavras “software” e “boss” (chefe, em português).  

Dessa forma, o software também consegue ver o que o funcionário está digitando ou clicando com o mouse no computador. Em alguns casos, podem até mesmo utilizar a webcam para capturar o que o empregado está fazendo no ambiente de trabalho.  

Ainda não há informações sobre a utilização desses softwares no Brasil. A adoção da ferramenta, entretanto, levanta uma série de questões sobre privacidade e segurança no ambiente corporativo.  

  

O que diz a lei?  

A legislação brasileira não é muito clara sobre essa questão, mas qualquer método de fiscalização não pactuado ou que exponha o trabalhador a situações de constrangimento ou fuja da finalidade de acompanhar a produtividade pode ser motivo de ações na Justiça do Trabalho. 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.