Educação midiática é caminho contra a desinformação, dizem especialistas

Notícias

Pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que sete de cada dez jovens de 15 anos, no Brasil, não sabem distinguir o que é fato do que é opinião.   

  

Segundo especialistas, a melhor maneira de combater essa visão seria pela educação midiática. Desta forma, os jovens saberiam reconhecer notícias falsas (fake news), discursos de ódio e como produzir e espalhar conteúdo com responsabilidade.   

  

A educação midiática seria um conjunto de habilidades para analisar, criar e ser capaz de ter o pensamento crítico sobre uma informação em todas as esferas da mídia.   

  

A Base Comum Curricular (BNCC), documento que abrange um novo formato de ensino para os alunos de escolas públicas e privadas, indica a educação midiática como um tema transversal e eletivo nas escolas, segundo o secretário de Políticas Digitais, João Brant.  

  

O secretário ainda ressalva que a formação digital deve ser ainda mais abrangente, assim como os nativos digitais que sabem lidar muito bem com a tecnologia. “Mas, não necessariamente, com todos os instrumentos e repertórios para interpretar e identificar a desinformação, identificar fake news e perceber os problemas que circulam nas redes”.  

  

Fonte: Agência Brasil

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.