Dia Mundial da Visão

Estudantes

O Dia Mundial da Visão é celebrado anualmente na segunda quinta-feira de Outubro, e neste ano será comemorado hoje, dia 14 de Outubro

  

A data foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o intuito de dar visibilidade aos direitos dos deficientes visuais e também como uma campanha mundial de incentivo à prevenção da saúde da visão. Segundo dados divulgados pela Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO):  

  

  • 285 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave;  
  • 90% destas pessoas vivem em países em desenvolvimento;  
  • 65% destas pessoas têm mais de 50 anos;  
  • Cerca de 40 milhões de pessoas são cegas;  
  • A cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo; e 
  • 60% da deficiência visual é evitável, podendo ser prevenida ou tratada.  

  

O deficiente visual tem a seu favor a Lei nº 4.169, de 04 de dezembro de 1962, que oficializa as convenções Braille para uso na escrita e leitura dos cegos e o Código de contratações e abreviaturas Braille, que em seu artigo 1º designa:  

 

         São oficializadas e de uso obrigatório em todo o território nacional, as convenções Braille, para uso na escrita e leitura dos cégos e o Código de Contrações e Abreviaturas Braille, constantes da tabela anexa e aprovados pelo Congresso Brasileiro Pró-Abreviatura Braille, realizado no Instituto Benjamin Constant, na cidade do Rio de Janeiro, em dezembro de 1957.  

 

Levando em consideração o período pandêmico em que vivemos, é um excelente momento para nos envolvermos com o universo à nossa volta – com a família de um amigo; com aqueles que raramente fazem o exame oftalmológico; com pessoas que têm fator de risco para desenvolvimento de doenças, como por exemplo, o glaucoma e a retinopatia diabética.  

 

Todos precisamos entender que a saúde ocular é assunto sério e deve ser acompanhada com atenção ao longo de toda vida. Consulte um oftalmologista periodicamente, o ideal é a cada 6 meses, mesmo que  não sinta alterações na sua visão.   

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e sabia mais sobre a Fundação Mudes! 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.