O Dia Mundial da Visão é celebrado anualmente na segunda quinta-feira de Outubro, e neste ano será comemorado hoje, dia 14 de Outubro
A data foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o intuito de dar visibilidade aos direitos dos deficientes visuais e também como uma campanha mundial de incentivo à prevenção da saúde da visão. Segundo dados divulgados pela Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO):
- 285 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave;
- 90% destas pessoas vivem em países em desenvolvimento;
- 65% destas pessoas têm mais de 50 anos;
- Cerca de 40 milhões de pessoas são cegas;
- A cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo; e
- 60% da deficiência visual é evitável, podendo ser prevenida ou tratada.
O deficiente visual tem a seu favor a Lei nº 4.169, de 04 de dezembro de 1962, que oficializa as convenções Braille para uso na escrita e leitura dos cegos e o Código de contratações e abreviaturas Braille, que em seu artigo 1º designa:
São oficializadas e de uso obrigatório em todo o território nacional, as convenções Braille, para uso na escrita e leitura dos cégos e o Código de Contrações e Abreviaturas Braille, constantes da tabela anexa e aprovados pelo Congresso Brasileiro Pró-Abreviatura Braille, realizado no Instituto Benjamin Constant, na cidade do Rio de Janeiro, em dezembro de 1957.
Levando em consideração o período pandêmico em que vivemos, é um excelente momento para nos envolvermos com o universo à nossa volta – com a família de um amigo; com aqueles que raramente fazem o exame oftalmológico; com pessoas que têm fator de risco para desenvolvimento de doenças, como por exemplo, o glaucoma e a retinopatia diabética.
Todos precisamos entender que a saúde ocular é assunto sério e deve ser acompanhada com atenção ao longo de toda vida. Consulte um oftalmologista periodicamente, o ideal é a cada 6 meses, mesmo que não sinta alterações na sua visão.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e sabia mais sobre a Fundação Mudes!