A Fundação Mudes (Polo Curitiba/PR) finalizou, em 25 de outubro, as aulas da turma piloto do Programa Empreender e Inovar com a Robótica, uma parceria com a empresa Robert Bosch, que formou 18 alunos.
As aulas, que iniciaram em maio deste ano, aconteceram duas vezes na semana, nas instalações da Bosch, tendo como objetivo o desenvolvimento das Human e Hard Skills, do pensamento criativo, da Cultura Maker e do interesse pela inovação empreendedora.
O curso preparou os jovens para as demandas do mundo do trabalho, que está cada vez mais exigente por profissionais criativos, inovadores e mais produtivos.
“O curso Empreender e Inovar com a Robótica proporcionou aos jovens desafios, como o uso do pensamento computacional e lógica de programação para solução de problemas complexos da indústria; e isso, aliado à criatividade, ao poder de decisão e trabalho em equipe desenvolve, além do conhecimento técnico, capacidades para toda a vida.” – afirmou a coordenadora de Projetos da Fundação Mudes, Mary Anne de Oliveira.
No evento de encerramento, os alunos fizeram uma retrospectiva do curso, compartilharam suas percepções e os desafios passados durante todo o programa e como conseguiram superá-los. Também falaram sobre a experiência do trabalho em equipe, os ensinamentos, as conquistas e o aprendizado técnico.
A ocasião contou com a participação do Presidente da Fundação Mudes, Professor Cleto de Assis, e sua equipe técnica do polo Paraná; do chefe de treinamento técnico da Escola de Engenharia Técnica da Bosch, Fabio Silveira; dos professores; assim como do gestor do Instituto Robert Bosch, Dirceu Puehler.
Agora, o objetivo é tornar o Programa Empreender e Inovar com a Robótica viável para o atendimento aos jovens em situação de vulnerabilidade social, sendo realizado em comunidades atendidas pelos setores sociais das empresas. Desta forma, a Fundação Mudes estará cumprindo a sua missão de apoiar e desenvolver os jovens para terem sucesso no mundo do trabalho e se tornarem protagonistas da própria história.