Ações urgentes contra mudança climática são necessárias para garantir um futuro habitável, alerta IPCC

Notícias

O Relatório Síntese sobre Mudança Climática 2023, lançado em março, no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), traz um alerta sobre a mudança global do clima.   

  

O levantamento chama a atenção para os desastres naturais relacionados com o clima, que estão atingindo pessoas mais vulneráveis e ecossistemas mais frágeis.   

  

A temperatura média mundial já subiu 1,1 °C acima dos níveis pré-industriais — uma consequência direta de mais de um século de queima de combustíveis fósseis, bem como do uso desordenado e insustentável de energia e do solo. A elevação da temperatura aumenta a frequência e a intensidade dos eventos climáticos extremos. 

  

O Acordo de Paris propõe como meta manter o aumento da temperatura média global inferior a 2 ºC. Para que isso ocorra e a temperatura média seja mantida em 1,5 ºC, são necessárias mudanças e reduções profundas de emissão de gases de efeito estufa em todos os setores no decorrer desta década.   

  

Com o intuito de solucionar o problema, o IPCC propôs o “desenvolvimento resiliente ao clima”, que envolve a integração de medidas de adaptação às mudanças climáticas, com ações para reduzir ou evitar as emissões de gases de efeito estufa, a fim de proporcionar benefícios econômicos e sociais mais amplos e igualmente distribuídos. 

  

O relatório cita o poder dos governos como fundamental para a resolução desta questão, por meio de financiamento público e de intensificação de medidas políticas eficazes à energia limpa. 

  

Além disso, o relatório também destaca o poder dos governos para a redução das emissões de gases de efeito estufa, por meio de financiamento público, demonstração clara de vontade política aos investidores e a intensificação de medidas políticas eficazes rumo à energia limpa. 

  

Fonte: ONU News.

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.