A valorização do trabalho docente

Canal Mudes

A valorização do trabalho docente é o ponto de partida para o país caminhar rumo ao atingimento da excelência nos índices educacionais. Todavia, a efetivação deste objetivo representa um grande desafio, ao passo que requer uma conjugação de iniciativas concernente ao Poder Público e à sociedade civil. 

 

Baixos salários e piso defasado, longas jornadas, péssimas condições de trabalho, sucateamento e mercantilização da educação, defasagem na formação inicial, desvalorização pelo Poder Público e pela sociedade, desrespeito e violência nas salas de aula, vulnerabilidade e insegurança diante de cenários educacionais complexos são alguns exemplos da lamentável realidade vivenciada pelos professores no Brasil. 

 

Estudo da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que o piso salarial dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental é o mais baixo entre 40 países. 

 

É dever da sociedade cobrar do Poder Público melhorias, garantias de direitos e condições dignas para os docentes exercerem o magistério. Da mesma forma, a população precisa se conscientizar sobre a extrema importância do professor e incentivá-lo, respeitá-lo, enaltecer seu trabalho, pois uma nação que não valoriza seus mestres não se desenvolve. 

 

Jovens que tiveram ao longo de sua trajetória escolar um ensino de qualidade, em bases sólidas, serão profissionais bem formados, cidadãos de bem, úteis à sociedade onde vivem. 

 

A educação transforma vidas, e o docente é a base desta mudança. Sem professor não há educação nem progresso social. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.