Quem somos

A importância dos trabalhos em grupo como forma de socializar e compartilhar conhecimento

Canal Mudes

Uma das atividades mais realizadas nas instituições de ensino é o trabalho em grupo. É por meio deste que o aprendizado é compartilhado, promovendo a troca de conhecimento e socialização. 

  

Tradicional nas instituições de ensino, o trabalho em equipe nada mais é do que um grupo de alunos que – com ideias, conhecimentos e habilidades distintas –, visa elaborar ou solucionar uma tarefa planejada por um professor.   

  

Para isso, é necessário que o grupo esteja na mesma sintonia e haja esforço coletivo para alcançar o objetivo. Contudo, sabemos que nem sempre todos colaboram. Confira algumas dicas para evitar este tipo de problema:   

  

– Seja proativo e tenha iniciativa para resolver problemas e conflitos entre os integrantes do grupo; 

– Planeje e organize todas as atividades necessárias para a execução do trabalho. Use um planner para especificar todas as fases e quem será o respectivo responsável; 

– Ouça as ideias e sugestões dos colegas;  

– Tenha uma boa comunicação entre os integrantes.  

  

Em um ambiente educacional, esse tipo de atividade é fundamental e faz com que os estudantes possam aprender a conviver com as diferentes ideias, interesses, situações que possam acontecer e auxiliam para que haja uma troca de experiências anteriores.   

  

É essencial que a equipe saiba lidar com o retorno crítico do trabalho, seja negativo ou positivo, para que, no próximo, os alunos façam as devidas correções e melhorias.   

  

Além disso, esse tipo de trabalho é importante para preparar os jovens para os desafios do mundo do trabalho, como as entrevistas de emprego e os processos seletivos. É um dos requisitos que os recrutadores observam e tem a finalidade de saber se o candidato é capaz de trabalhar em grupo na resolução de problemas, na criação de um projeto, entre outras responsabilidades.

  

Dessa forma, os trabalhos em grupo auxiliam as pessoas a lidar com opiniões diferentes, a aprender a socializar, dentro e fora da sala de aula, e a ter diferentes conhecimentos compartilhados com outros, a fim de buscar um mesmo resultado.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.