A desigualdade é um mal que aflige parcela significativa da população mundial, impactando, sobretudo, os países em desenvolvimento.
Estudo realizado pelo World Inequality Lab (Laboratório das Desigualdades Mundiais) reforça a perpetuação de um dado muito preocupante: o Brasil é um dos países com a maior desigualdade social e de renda do mundo.
A pesquisa mostra que os 10% mais ricos no Brasil obtêm 58,6% da renda total nacional e quase 80% do patrimônio privado do país. Já os 50% mais pobres ganham 29 vezes menos do que os 10% mais ricos e detêm apenas 0,4% da riqueza brasileira.
Para reduzir as desigualdades em âmbito mundial, a Organização das Nações Unidas estabeleceu dez metas. Confira alguma delas:
- Até 2030, progressivamente alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional;
- Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, do gênero, da deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra;
- Adotar políticas, especialmente fiscal, salarial e de proteção social, e alcançar progressivamente uma maior igualdade;
- Assegurar uma representação e voz mais forte dos países em desenvolvimento em tomadas de decisão nas instituições econômicas e financeiras internacionais globais, a fim de produzir instituições mais eficazes, críveis, responsáveis e legítimas.
A Fundação Mudes, ao longo dos seus mais de 55 anos de existência, vem atuando principalmente na integração dos jovens de baixa renda no mundo do trabalho, a fim de transformar vidas e reduzir a desigualdade social.
Além dos programas de estágio, jovem aprendiz, trainee e PcD, a instituição realiza projetos sociais para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como o “PASS” e “Casa da Juventude” – idealizada para ser um local de aprendizagem dedicado a atividades voltadas para saúde, educação, cultura e formação profissional.
A Fundação Mudes segue seu propósito de promover e apoiar jovens de baixa renda na construção de seus sonhos e projetos profissionais.
Para conhecer nosso compromisso com as ações propostas pela ONU, clique aqui.
Para detalhes da “Agenda 2030” da ONU, clique aqui.